Suno Artigos

Lançamentos futuros: entenda esse item do extrato bancário

lançamentos futuros

Analisar os lançamentos futuros das contas ajuda a organizar o fluxo de caixa pessoal, em especial para quem possui aplicações no mercado financeiro.

Além disso, com os lançamentos futuros é possível evitar débitos indevidos que seriam realizados na conta corrente em questão.

O que são lançamentos futuros?

Lançamentos futuros são débitos ou créditos que irão ocorrer mais adiante, mas que já aparecem no extrato bancário. Nesse lançamento, irá constar o valor e a data da movimentação a ser realizada.

Na maioria das instituições financeiras, essa informação é fácil de ser localizada no extrato. Costuma haver uma aba denominada “lançamentos futuros”. Ou então é possível que apareça no final da página do extrato da conta bancária.

Alguns créditos e débitos são mais comuns verificar na aba de lançamentos futuros na conta corrente. Dentre eles, estão:

É possível encontrar também, em meio a essas informações, códigos específicos de operações, como cred tev, est dep chcp maestro.  No caso, essas siglas significam crédito de operação entre contas da mesma instituição, estorno de depósito de cheque e compra com cartão Maestro. Esses códigos, contudo, variam de banco para banco.

Os pagamentos com origem no setor público costumam aparecer na aba de lançamentos futuros porque, normalmente, as ordens de pagamento são feitas com antecedência. Dessa forma, os créditos com essa origem são facilmente verificados.

Por que conferir lançamentos futuros?

Conferir lançamentos futuros é uma prática que pode ser útil em diferentes aspectos. Uma utilidade interessante para essa informação é melhor organização do fluxo de caixa pessoal.

No caso do fluxo de caixa pessoal, é possível deixar os pagamentos programados e apenas administrar o saldo de conta corrente ao longo do mês. Dessa forma, basta consultar os débitos futuros e cuidar para que haja dinheiro suficiente para cobrir as despesas programadas.

Além de controlar os débitos, é possível verificar créditos que já estão lançados. Por exemplo, o valor recebido mensalmente pelos aposentados e pensionistas do INSS costuma aparecer na sessão de lançamentos futuros do extrato alguns dias antes do efetivo crédito do valor.

Quer administrar melhor os gastos de sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

Esse controle de caixa também é útil para quem realiza investimentos no mercado financeiro. A venda e compra de ações, por exemplo, são liquidadas três dias após a transação ser realizada. Dessa forma, é possível controlar a partir da informação de lançamentos futuros quando os débitos e créditos irão ocorrer de fato.

Além de compra e venda de ações, essa informação pode ser usada também para liquidação de resgate de fundos, títulos públicos e afins. Essa prática facilita prever quando será necessário realizar resgates para cobrir débitos.

Como lidar com lançamentos indevidos?

Além de contribuir para uma melhor gestão da conta corrente, essa informação do extrato bancário pode evitar débitos indevidos. É possível que quando analisado essa informação sejam verificados lançamentos desconhecidos através da consulta de saldo e extrato, os quais a pessoa não sabe a procedência.

Nesses casos, é importante contatar o banco ou a pessoa ou empresa geradora do lançamento para ter mais informações. Pois caso seja confirmado que é um lançamento indevido, é possível que a parte que gerou o lançamento cancele-o antes que o crédito ou débito seja consumado.

Caso o lançamento indevido venha a se tornar um débito indevido de fato, o recomendável é solicitar o estorno do débito. Em último caso, pode ser necessário resolver a situação judicialmente.

Esse artigo ajudou você a entender como usar a informação sobre os lançamentos futuros? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Sair da versão mobile