Se existe uma métrica essencial que temos que entender muito bem, para que possamos definir os preços de vendas dos produtos ou serviços de uma empresa, essa métrica é a margem de lucro. Ela é o indicador norteador que vai nos informar quais produtos dentro de uma cadeia são os mais lucrativos para uma empresa.
Margem de lucro, por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.
Essa métrica está muito ligada à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos.
Principal função da margem de lucro
A principal função da margem de lucro está na otimização das vendas de seus produtos ou serviços, pois através do seu calculo, é feito a inclusão dos custos envolvidos e o acréscimo sobre os custos na formação do preço final de venda. A margem de lucro é de vital importância para o sucesso das empresas, um empresário que não sabe suas margens não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos e dessa forma não terá um guia para leva-lo até o lucro operacional.
Como calcular margem de lucro
Para calcular uma margem de lucro é bastante simples, primeiro calculemos a diferença entre o faturamento obtido com as vendas do produto ou serviços e os custos de execução de toda a cadeia de produção (a formula é: lucro bruto = receitas totais – custos dos produtos vendidos). Depois, calcularemos a margem de lucro bruto que será um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a formula é: margem de lucro= lucro bruto / receitas totais).
Por exemplo, digamos que um empresário decidiu abrir um negócio de serviços de taxis e ele descobriu que uma viagem média da sua sede a um determinado ponto da cidade custa cerca de R$ 50,00, incluindo todos os custos com gasolina e funcionários. Então com esse número em mãos, esse empresário decidiu estipular um valor de cobrança de R$ 80,00 para realizar esse trajeto, o que resultaria em uma margem bruta de 37,5%.
Para chegarmos a essa porcentagem fizemos o seguinte: dividimos o lucro pela receita total e multiplicamos o resultado por 100. Para ajudar no aprendizado iremos discriminar as operações:
Receita total: R$ 80,00
Custos: R$ 50,00
Lucro: R$ 80,00 – 50,00 = R$ 30,00
Margem de lucro: R$ 30,00 / R$ 80,00 = 0,375 x 100 = 37,5%
A margem bruta dessa empresa, portanto, será de 37,5%. Esse é o valor que o empresário deverá fornecer a um investidor ou banco, quando for indagado sobre a sua lucratividade. Para esses financiadores, o tamanho do lucro propriamente dito não importa, pois eles estão interessados no grau de eficiência da empresa na hora de gerir os seus custos e na otimização dos preços de vendas.
Portanto da próxima vez que olhar o demonstrativo de resultados de uma empresa não procure dar muita ênfase para o crescimento propriamente dito dos lucros da mesma, ao invés disso, perceba se a margem de lucro da organização se expandiu ou retraiu. Esses números irão te dar um guia bastante importante sobre o grau de eficiência de uma empresa em comparação às outras concorrentes do seu setor.