Market Share: entenda o conceito e como aplica-lo em sua empresa

O Market Share representa a participação de vendas, medida em porcentagem, que uma empresa possui de mercado dentro de sua indústria de atuação.

O indicador de Market Share geralmente é utilizado usando o volume de vendas da empresa, e é obtido avaliando um período de tempo especificado.

Esse indicador de mercado costuma ser muito acompanhado e serve como uma boa base para demonstrar o grau de competitividade da empresa em seu setor de atuação.

Um bom exemplo é quando uma empresa fabricante de calçados que vende cerca de 3 mil pares/dia dentro de uma região que vende ao todo 15 mil pares/dia, podemos então concluir que essa companhia possui uma participação de mercado de 20%.

Entendendo melhor o Market Share

Entendendo melhor o Market Share

O grande interesse em que os investidores e analistas tem em acompanhar a participação de mercado é saber como andam as vendas da empresa em relação ao seu setor.

Acontece que essa dinâmica, quando favorável, demonstra que a companhia tem tido muito sucesso na competição com os seus concorrentes diretos.

Muito embora, o olhar individualizado sobre esse indicador pode ter as suas deficiências, pois uma empresa pode estar praticando uma política de preços muito baixos, o que no curto prazo melhora as vendas, mas pode prejudicar a geração de caixa futura.

Além disso, aumentos significativos de Market Share podem permitir uma empresa alcançar uma maior escala em suas operações, o que muitas vezes melhora a lucratividade.

É por esse motivo que muitas empresas, sobretudo os varejistas, praticam uma política de preços e margens baixas objetivando uma maior representatividade de mercado.

Essa vantagem competitiva permitirá um maior poder de barganha da companhia frente aos seus fornecedores.

Na prática, quando uma companhia informa que as suas vendas num determinado período cresceram 5%, enquanto as vendas do seu setor totalizaram um crescimento de 10% então, podemos dizer que essa companhia perdeu participação de mercado no período.

Como aumentar o Market Share de forma sustentável?

Como aumentar o Market Share de forma sustentável?

Existe uma série de estratégias que os empresários podem aplicar objetivando conquistar maiores participações de mercado de modo sustentável e duradouro. A seguir listaremos algumas dessas estratégias:

  • Investimentos assertivos em marketing: para muitas empresas, principalmente aquelas ainda em consolidação, é preciso que as pessoas conheçam e confiem em seus produtos ou serviços, portanto uma das melhores estratégias para isso é o investimento em marketing e propaganda.
  • Inovação: Uma forma de se destacar perante a concorrência é trazendo novidades, agindo de modo diferente, mas sempre com os olhos voltados para os clientes.
  • Preços competitivos: essa estratégia logicamente pode ser uma grande propulsora de Market Share, porém ela não fideliza os clientes. O interessante é usa-la em conjunto com as estratégias já citadas acima, de modo que os ganhos se tornem sustentáveis no longo prazo.

Por fim, saiba que o objetivo de toda empresa não deve ser puramente o tamanho e a participação de mercado, pois conceitos como rentabilidade são muito mais importantes.

Acontece que muitas empresas apresentam elevadíssimas taxas de crescimento por um tempo, somente para que no final de um ciclo entendam que os seus investimentos não se tornaram viáveis. É o que no mercado chamamos de “voo de galinha”.

Desse modo, salientamos que uma empresa que ganha Market Share pode ser um bom indicador de boa performance, porém ele nunca deve ser o único numa boa análise fundamentalista.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
2 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Cleber 10 de julho de 2019
    Boa noite Como faço para saber o Market Share do meu segmento?Responder
    • Suno Research 29 de julho de 2019
      Existem empresas que divulgam o market share no relatório anual, entretanto, não existe obrigatoriedade por parte da CVM, ou seja, não é certo que você vá encontrar essa informação. Uma forma de fazer um calculo aproximado é utilizar o volume financeiro movimentado pelo setor e o faturamento da empresa que você quer calcular. Abraços.Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI