Faz parte do planejamento estratégico e financeiro de várias empresas, sobretudo Startups, lançar um MVP para testar a performance das suas ideias de produto no mercado.
Portanto, para validar produtos com o menor risco financeiro possível, a metodologia MVP é altamente eficaz.
O que é MVP?
MVP é a sigla usada para Minimum Viable Product, que pode ser traduzido para o português como Mínimo Produto Viável. Basicamente, o Minimum Viable Product é uma versão resumida de um produto, com todas as funções necessárias para que um consumidor inicial possa testar e fornecer feedbacks para um bom desenvolvimento futuro do produto.
Logo, fica claro que, com a aplicação da metodologia do mínimo produto viável o negócio pode testar uma ideia de forma muito mais barata, sem realizar um grande dispêndio financeiro em função de um produto completo.
Por que o MVP é tão útil para startups?
Startups são empresas jovens e inovadoras, com ideias de negócios escaláveis e recicláveis.
A grande questão é que, por se tratar de uma empresa jovem, as Startups não dispõem de grandes recursos para testar seus produtos.
Nesse sentido, a fim de realizar um projeto de uma startup enxuta, a metodologia MVP é uma estratégia muito utilizada por esse tipo de negócio.
Contudo, evidentemente, essa metodologia não se restringe apenas a realidade de startups, mas também pode ser aplicada por empresas, independente do porte, que buscam lançar produtos disruptivos.
Essa é uma forma inteligente de testar a ideia de produto gastando o mínimo possível e, após receber os feedbacks e desenvolver melhor a ideia, angariar investidores para o desenvolvimento completo do produto, o que pode ajudar a empresa se tornar um unicórnio.
Como desenvolver e aplicar a metodologia MVP?
Além de conhecer e entender o significado de MVP, é importante entender como essa metodologia pode ser desenvolvida e aplicada em um negócio.
Existem alguns diferentes tipos de MVP. Todavia, basicamente, toda metodologia do produto viável mínimo consistem em algumas etapas, como:
- Proposta de valor do produto;
- Estudo do público alvo;
- Teste do produto no mercado;
- Estudo dos resultados obtidos;
- Otimização do produto.
1. Proposta de valor do produto
Após ter uma ideia de produto promissor, é preciso definir uma boa proposta de valor do produto, que é fundamental para uma bom desenvolvimento e comercialização do produto.
Basicamente, nesta etapa, é importante definir respostas para perguntas fundamentais, como:
- Quais problemas são solucionados com o produto?
- Quem precisa desse tipo de solução?
- O que há no meu produto que não é ofertado ainda pelo mercado?
Essas perguntas entregam respostas que são fundamentais para um desenvolvimento realístico do produto em relação à realidade do mercado.
2. Estudo do público alvo
O MVP deve ser entregue ao público alvo qualificado para o consumo do produto final para que os resultados obtidos tenham alguma validade.
Por isso, é extremamente importante, antes de tudo, estudar a proposta de valor do produto e definir bem o público alvo.
3. Teste do produto no mercado
Esse é o passo essencial do MVP, já que é o momento em que o protótipo será testado pelo potencial público consumidor do produto e, portanto, haverá a coleta dos feedbacks para o desenvolvimento final.
Normalmente, a primeira etapa de testes é conhecida como alpha, quando o MVP é testado com um público controlado e de menor porte.
Após o teste alpha vem o beta, onde o MVP é testado por um público mais geral e maior. Nesta fase acontece uma real simulação do público-alvo.
4. Estudo dos resultados obtidos
Essa fase é igualmente importante, já que é o momento em que os feedbacks dos primeiros clientes são colhidos, interpretados e utilizados para a otimização do produto.
No entanto, não significa que qualquer sugestão ofertada pelos clientes deve ser colocada em prática pelo negócio.
É interessante questionar quais problemas do consumidor ainda não foram contemplados com a solução até então desenvolvida, para que assim melhores soluções sejam elaboradas pela equipe responsável pelo produto.
5. Otimização do produto
Esse é o momento onde há um trabalho coletivo do negócio para interpretar os feedbacks e surgir com melhorias para o produto.
É importante deixar claro que, se houverem muitas mudanças no produto, é válido fazer um novo MVP e testar novamente, a um baixo custo, a ideia do novo produto.
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