NTN-B: aprenda como funciona este título do Tesouro Direto
Você já ouviu falar no título NTN-B?
A NTN-B pode ser considerada uma opção interessante para quem busca investir em títulos públicos.
NTN-B é o nome que se dá ao título do Tesouro Direto que é indexado à inflação. Justamente por ser indexado à inflação é que este título também é conhecido como Tesouro IPCA+.
Como funciona a NTN-B?
Ao investir no Tesouro IPCA+ você está, na prática, emprestando recursos para o governo federal.
O governo utiliza esses empréstimos para financiar os seus gastos. Como, por exemplo, os gastos em investimento em infraestrutura.
Portanto, o Tesouro Direto tem o risco de crédito do governo federal. Este é um risco considerado muito baixo, pois o governo detém o poder de emitir moeda.
Como muitos sabem, uma emissão de moeda causa inflação. No entanto, é aí que está o grande diferencial do Tesouro IPCA+: A rentabilidade da NTN-B é indexada à inflação.
Além da parcela indexada à inflação há também uma parcela dos ganhos prefixados. Isto é muito importante, pois garante ao investidor um retorno real do seu investimento, ou seja, um retorno acima da inflação.
Dessa forma, mesmo em um cenário hipotético extremo, onde o governo precise emitir moeda para pagar a sua dívida, o investidor estaria protegido e garantido o retorno real do seu investimento.
Portanto, a Tesouro IPCA+ pode ser considerado uma boa forma de acumular recursos na renda fixa com um baixo risco de crédito.
Existem disponíveis no sistema do Tesouro Direto duas variantes deste título:
- NTN-B Principal
- NTN-B
NTN-B Principal
Conhecido como Tesouro IPCA+ este título paga todo o seu rendimento na sua data de vencimento.
Isto é, tanto os juros da aplicação quanto o valor do principal aplicado serão pagos apenas no vencimento.
Dessa forma, esse título possui uma duration mais longa do que a outra opção de aplicação, a qual paga juros semestrais. Justamente por isto ele também costuma oferecer um rendimento maior.
Este título é indicado, portanto, para pessoas que não precisam de um fluxo de recursos antes do vencimento da aplicação.
NTN-B
Este título também é conhecido como Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.
Como o nome indica, neste título, há um fluxo de renda semestral para o investidor. Este fluxo advém do juros da aplicação, sendo o principal mantido no título.
Dessa forma, este título é mais recomendado para aqueles que buscam um fluxo de renda contínuo.
É importante ressaltar que, por ter uma duration menor, este título também tem uma rentabilidade menor do que a opção sem juros semestrais.
Além disso, outro detalhe importante a respeito do Tesouro IPCA+ com juros semestrais é que o imposto de renda incide sempre que o rendimento é pago ao investidor.
Assim, ao contrário do NTN-B principal, há uma antecipação do IR a ser pago.
Conclusão sobre a NTN-B
A rentabilidade da NTN-B, por ser composta por uma parcela de inflação e uma parcela prefixada, garante um retorno real ao investidor.
Fica claro, portanto, que a NTN-B pode ser uma boa alternativa para aqueles que desejam acumular recursos na renda fixa, correndo um baixo risco de crédito e garantindo um retorno acima da inflação.