O que é uma holding? Entenda como atua esse tipo de empresa

Para entender melhor o que é uma holding, precisamos primeiro entender onde ela atua. Uma holding é uma empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outras empresas.

Por isso, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos entender que ela atua como controladora de outras empresas, e como tal, na maior parte dos casos, não produz bens e serviços.

O que é uma holding?

Holding é uma uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que exerce controle ou “segura” outras empresas. A expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar.

O objetivo principal é a administração, ou controle, de uma ou mais empresas. Logo, é ela que toma as decisões que determinam a gestão da demais companhias por ser sócia majoritária dos negócios.

PLANILHA ORCAMENTO FAMILIAR

Portanto, por atuar na administração gerencial e política de outras empresas, a holding tem o papel de organizar a estrutura de capital das suas subsidiárias, além de manter parcerias com outras empresas, no intuito de melhorar a gestão global.

Tipos de Holding

Existem dois tipos de holding:

  • Pura: intuito apenas de participação no capital social de outras empresas
  • Mista: além da participação, utiliza também a exploração de atividade empresarial

As holdings são utilizadas recorrentemente em organizações empresariais de médio e grande porte.

O que é uma holding familiar?

Ao contrário do que muitos pensam, uma holding familiar não pode ser considerada um tipo, mas sim uma configuração, que se caracteriza pelo fato de que a empresa é administrada por membros de uma mesma família.

Uma holding familiar seria uma espécie de “empresa familiar” que pode, ou não, administrar um grupo de companhias pertencentes a um mesmo clã.

O que é uma holding patrimonial?

Holding patrimonial é uma administradora de bens próprios.

É uma empresa criada para gerir bens  (como imóveis, por exemplo) para que esses sejam integralizados ao capital social da companhia.

O objetivo da holding patrimonial é facilitar a gestão e obter benefícios fiscais e sucessórios.

Logo, a gestora dos bens próprios ou holding patrimonial irá facilitar que famílias com muitos bens gerenciem melhor seu patrimônio de forma centralizada.

Com isso passamos a entender também o que é uma holding financeira.

Apesar de serem bastante utilizadas no cotidiano, as holdings patrimoniais, ou empresas administradoras de bens, são empresas como outras quaisquer.

Dessa forma, elas podem ser tanto uma sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S.A), com ações listadas em bolsa de valores.

Veja abaixo as diferenças de se ter uma holding patrimonial em relação a ter um processo de inventário:

o que é uma holding patrimonial

Quando pode ser uma vantagem ter uma holding patrimonial?

De um modo geral, vale a pena ter uma administradora de bens próprios quando os ativos, ou imóveis, geram uma renda passiva consideravelmente grande, proveniente de aluguéis.

Porém o controlador não pode comprar e vender imóveis com frequência, pois acaba se tornando inviável tributariamente.

EBOOK 10 LIVROS

Faz sentido montar uma holding?

Uma vez que as holdings estão cada vez mais populares no meio empresarial devido os benefícios que trazem, principalmente os tributários, a criação dessas empresas vem crescendo no Brasil.

O tema é novo, e poucas pessoas conhecem seus benefícios.

Assim, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos saber que a prática ainda é o melhor meio para tratar do assunto. Este precisa ser melhor divulgado e difundido entre o meio empresarial.

NEWSLETTER NOTICIAS

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
19 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Cláudia 11 de julho de 2019
    Me ajudou bastante conhecer o que é uma holding e isso facilitou na composição da história do meu mais novo livro. Obrigada.Responder
  • ILAERTE MOLINA 25 de julho de 2019
    Bom dia... Temos uma empresa S/S LTDA, ou seja uma clínica, em que existe vários sócios.. Ambos os sócios são médicos. No caso de falecimento de um dos sócios. Os dependentes que não são médicos, depois do inventario, poderá fazer parte desta empresa, como cotista (não sendo um medico)??Responder
    • Larissa Momm 3 de março de 2020
      como vcs são LTDA, respondem como tais, mesmo sendo uma sociedade de caráter não empresário. Numa limitada há a possibilidade de participantes por meio das cuotas, e também da prestação de serviços. Para ter o nome na sociedade não é preciso ser médico, mas não pode prestar serviços como tal. Tudo deve ser discriminado no Contrato Social, contendo exatamente a função, os direitos e deveres daqueles que integram ou deixam de integrar na sociedade.Responder
    • Anthero Lopergolo 1 de abril de 2020
      Se o sócio não for médico a sociedade será desenquadra do regime especial de recolhimento do ISS das sociedades Uniprofissionais (SUPs).Responder
  • SIDINEI 5 de agosto de 2019
    FOI CRIADO A NATURA HONDING. NATURA COMPROU A AVONResponder
  • Jr 23 de agosto de 2019
    Porque um ITBI tão alto? tenho visto a maioria na faixa de 2% do valor venal.Responder
  • Tardiane 27 de novembro de 2019
    Conteúdo relevante, de fácil entendimento e clareza nas explicações. Vale a pena ler e aprender mais um pouco sobre o tema!Responder
    • Suno Research 27 de novembro de 2019
      Que bom que gostou! Força e sucesso nos investimentos!Responder
  • LEISE BETHENCOURT 27 de novembro de 2019
    Excelente explicação. grata.Responder
  • Ednaldo dos Anjos Barros 28 de novembro de 2019
    Caro Thiago, parabéns pelo artigo, os esclarecimentos referente as holdings certamente fará muita diferença para amuitos entusiastas da gestão empresarial. Abraço!Responder
    • Suno Research 28 de novembro de 2019
      Fico feliz que o texto tenha ajudado, vamos que vamos!Responder
  • suely 23 de janeiro de 2020
    muito bomResponder
  • Paulo Sant'Ana 6 de março de 2020
    Uma Holding que detém 3 empresas, e uma delas está fechando no vermelho, com dificuldades de cumprir seus compromissos, essa empresa poderá ter o pedido de falência ou ser tomada por um fornecedor ou por intervenção judicial?? Paulo Sant'AnaResponder
  • Marilia 5 de maio de 2020
    Boa explicação simples e bem direta. Obrigada .Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI