O que é perfil financeiro e como descobrir qual é o seu?

Conhecer o perfil financeiro é importante para organizar as finanças pessoais. Muitas pessoas sequer sabem se reconhecer como devedoras ou poupadoras.

Desse modo, entender que existem diversos tipos de perfil financeiro é o uma tarefa que ajuda melhorar a educação financeira.

O que é o perfil financeiro?

O perfil financeiro é o conjunto de características que cada pessoa possui no momento de lidar com o próprio dinheiro. Existem, desse modo, pessoas mais conservadoras, outras mais ousadas, umas mais “gastonas”, outras mais econômicas.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Cada pessoa possui um perfil diferente da outra. Entretanto, existem características comuns. E, nesse sentido, foi possível criar uma classificação. Basicamente, eles podem ser divididos em:

  • Devedor;
  • Gastador;
  • Desligado;
  • Poupador;
  • Investidor.

Perfil devedor

O perfil devedor corresponde às pessoas que estão sempre endividadas. Elas estão, nesse sentido, sempre recorrendo a empréstimos de bancos e familiares.

Normalmente, o gasto da pessoa que possui esse perfil é sempre superior a sua renda. E, desse modo, o seu grau de alavancagem também é bastante alto. Isso quer dizer, que as suas dívidas são superiores ao seu patrimônio.

Pessoas com esse perfil acreditam que viver o hoje é sempre melhor do que pensar o amanhã. Entretanto, esquecem que imprevistos podem surgir e, nesse caso, estarão totalmente descobertas.

O devedor normalmente não mede consequências. Ele não tem a capacidade de planejar o futuro e, por essa razão, está sempre devendo. Apesar de desfrutar os bens supérfluos, a sua vida é sempre atormentada pela falta de dinheiro.

Perfil gastador

O perfil gastador se assemelha bastante com o perfil devedor. Entretanto, enquanto o devedor gasta mais do que ganha e precisa de empréstimos constantes, o gastador gasta apenas o que ganha, mas gasta tudo.

Essa pessoa também não se preocupa com o amanhã. Acredita que não sabe o dia que irá morrer, e usa esse argumento em sua defesa. Contudo, diante de um imprevisto, também acaba recorrendo a dívidas.

Normalmente, não possui grandes dívidas, mas também não possui nenhum patrimônio. Gosta de gastar com supérfluos, como roupas de marca, e não se incomoda com o valor das contas em restaurante por exemplo.

Quer administrar melhor os gastos da sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Perfil desligado

O perfil desligado condiz com as pessoas que conseguem, de certo modo não se endividar e nem gastar tudo o que ganham. No entanto, essas pessoas não se atentam a investimentos e nem à poupança.

Acabam deixando muitas vezes o que sobrou do salário na própria conta corrente. Não criam um planejamento de sobra. Sendo que, às vezes, pode sobrar dinheiro, às vezes, pode faltar dinheiro.

Normalmente são pessoas que evitam pensar no aspecto financeiro. Trabalham, ganham, gastam moderadamente e acreditam que a vida deve ser vivida dessa forma. Apesar de ser um perfil melhor do que os primeiros, ainda assim são pessoas que terão dificuldade em fazer acumulação de capital.

Perfil poupador

O perfil poupador corresponde às pessoas que já pensam mais no futuro. Normalmente, já planejam guardar dinheiro para imprevistos, e buscam aplicações, geralmente seguras, para guardar o seu dinheiro.

Costumam ter uma mente mais calma e calculista, e inúmeras vezes são incompreendidos pelos amigos e familiares. São tidos muitas vezes como avarentos, mesquinhos e mãos-de-vaca.

São pessoas, todavia, que não gostam de correr riscos. E, por essa razão, não buscam estudar mais profundamente sobre investimentos, preferindo aplicações seguras como conta poupança, CDB ou Tesouro Direto.

Perfil investidor

O perfil investidor representa as pessoas que realmente estudam a dinâmica do dinheiro. Sabem a diferença entre ativo e passivo. Sabem planejar e economizar como ninguém. E possuem o dom de fazer o dinheiro multiplicar.

Estão sempre buscando cada vez mais conhecimento sobre aplicações. Não possuem medo de arriscar, muito pelo contrário, estudam minuciosamente o risco. Sabem onde podem perder e onde podem ganhar.

Normalmente, são pessoas preocupadas com o futuro, e acabam se aposentando bem antes das outras. Sabem que o dinheiro precisa trabalhar para elas e não o contrário. E para isso procuram sempre seguir uma rígida disciplina.

5 AMOSTRAS SUNO RESEARCH

Como saber o perfil financeiro?

Para conseguir melhorar o seu perfil, é preciso primeiramente saber qual é ele, para saber realmente onde você se encontra nessa classificação. O seu perfil representa a sua relação com o dinheiro.

E por isso é fundamental não se enganar e prestar a atenção nas próprias características. Nessas horas, observar registros de gastos como da conta corrente e cartões é um bom teste para saber seu perfil financeiro.

Como se pode ver, o perfil investidor deve ser o objetivo de todas as pessoas que querem melhorar as suas finanças pessoais. E é importante entender que é possível deixar um perfil e se encaixar em outro.

Para isso é preciso investir no planejamento das finanças e na busca por conhecimento sobre educação financeira. Mas, ao alcançar um perfil investidor, certamente a qualidade de vida financeira irá melhorar.

Gostou de saber mais sobre os tipos de perfil financeiro? Deixe seu comentário e sua sugestão abaixo, e ajude a disseminar o conhecimento!

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Gabriela Mosmann
Compartilhe sua opinião
1 comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Maurilio 24 de janeiro de 2020
    Há um teste para descobrir qual o tipo de perfil? Por exemplo, responder algumas perguntas, pontuá-las e classificar os indivíduos nesses perfis?Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI