Suno Artigos

População economicamente ativa: descubra as suas caracterísitcas no Brasil

população economicamente ativa

O que é a população economicamente ativa brasileira?

O conceito de população economicamente ativa (PEA) pode variar ao redor do mundo. Porém, a população economicamente ativa brasileira é considerada aquela população que está em idade para trabalhar e além disso está empregada ou ativamente procurando emprego.

A população em idade ativa, no Brasil, é considerada entre 10 e 65 anos. Em outros países esse valor pode oscilar. Sendo comum alguns países mais desenvolvidos considerarem a sua idade ativa entre 15 e 60 anos.

O que é a população economicamente inativa?

O indicador oposto da PEA é a PEI, que é a população economicamente inativa. A PEI engloba as crianças menores de 10 anos, os aposentados, e aqueles acima do limite da idade da população ativa.

Além disso, a PEI engloba também aquelas pessoas que desistiram de procurar trabalho. É por isto que em algumas ocasiões se afirma que as medidas de desemprego podem ser subestimadas.

Pois, o indivíduo que deixa de procurar emprego não é considerado como parte da PEA. E assim, não pode também ser considerado um desempregado.

Tipos de emprego considerados no cálculo da PEA

Foi visto que a PEA engloba aqueles que possuem emprego e aqueles que estão ativamente procurando um emprego.

O IBGE também divide a população economicamente ativa do Brasil por tipos de emprego.

Sendo eles:

Setores da população economicamente ativa

A população economicamente ativa brasileira se divide entre os 3 setores da economia.

Os setores são o setor primário, secundário e terciário.

Os países desenvolvidos possuem a maior parte da sua força de trabalho concentrada no terceiro setor.

Pois, este setor costuma oferecer as melhores condições de emprego bem como as melhores remunerações.

No passado o Brasil teve a maior parte da população concentrada no primeiro setor.

Atualmente, porém, a maior parte da população está justamente no setor terciário. No entanto, na média, a qualidade do emprego no Brasil ainda é considerada bastante inferior à dos países desenvolvidos.

Portanto, ainda é esperado um ganho de qualidade do emprego na população economicamente ativa do Brasil, conforme o país atinge o crescimento econômico e o desenvolvimento. Para ficar por dentro de todos os indicadores da economia brasileira, assine gratuitamente a lista de Whatsapp da Suno. Com ela, você recebe, direto no seu celular, um resumo diário com todas as notícias sobre economia e finanças mais importantes do dia.

Sair da versão mobile