Suno Artigos

Pullback: entenda o que é o movimento de reversão de um ativo

Pullback

pullback

O mercado de renda variável, como o próprio nome sugere, possui um dinamismo que pode fazer o preço de um ativo cair ou subir a qualquer momento. Dentro dessa lógica, um dos movimentos que podem acontecer de uma hora para outra é o chamado pullback.

O movimento de pullback é fortemente relacionado a uma mudança na tendência de preços em que o ativo se encontra. Porém, ele pode ocorrer tanto para uma tendência de queda ou de alta.

O que é pullback?

Pullback é um termo da análise gráfica correspondente ao movimento contrário de uma tendência.

Logo, o conceito de pullback remete a um movimento de correção repentino que contraria a tendência do mercado. Por isso, um investidor pode, ao perceber um pullback, definir o momento apropriado para comprar ou vender ações.

Características de um pullback

O pullback pode acontecer em qualquer direção. Ou seja, existem duas possibilidades desse movimento acontecer:

  1. Pullback de alta em uma tendência de queda: significa que o mercado está comprando um ativo que estava caindo;
  2. Pullback de baixa em uma tendência de alta: significa que o mercado está vendendo um ativo que estava subindo;

Seja como for, este fenômeno se dá dentro de uma tendência maior de mercado.

Algumas das principais características do pullback são:

Sendo assim, pode-se dizer que, pelo ponto de vista da análise gráfica, esse evento oferece uma nova oportunidade de comprar o rompimento de maneira atrasada e através do mesmo preço ideal.

Geralmente os rompimentos provocam este fenômeno de retração. Assim, caso tenha ocorrido um rompimento e o negociador não conseguiu entrar no trade, pode fazer uma nova entrada.

O que é um movimento de reversão?

A reversão, no mercado de capitais, ocorre quando o preço reverte uma tendência maior, a qual vinha seguindo. Ela se dá através de níveis específicos do gráfico.

Por isso, a diferença prática entre os dois é que:

Portanto, percebe-se um pullback no gráfico quando há uma reversão em um curto período que faz com que o ativo sofra retração, retornando depois à tendência principal.

O pullback é muito utilizado na análise técnica, e, por isso, investir com base nele contem um risco considerável. Porém, se você quer saber mais sobre ações, mercado financeiro e investimentos, basta baixar, gratuitamente, o nosso e-book “Aprenda como analisar uma ação”, para descobrir como analisar intrinsecamente como investir em uma ação pelos seus fundamentos.

Sair da versão mobile