Na última sexta-feira (11), a Cogna Educacional (Antiga Kroton) comunicou ao mercado e aos seus acionistas que recebeu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’, atribuído pela Fitch Ratings.
No racional da nota, há a extensão para uma subsidiária da Cogna, a Saber Serviços Educacionais, com perspectiva estável. A Fitch considerou o forte posicionamento do grupo no fragmentado setor de educação do Brasil.
Dessa forma, a elevada escala de operações, a grande capilaridade geográfica, além do seu modelo de negócios diversificado e complementar, atenuam parte das pressões de um ambiente macroeconômico ainda desafiador no segmento de ensino superior.
A análise incorpora que a Cogna conseguirá equalizar sua estrutura de capital após a aquisição da Somos Educação S.A., ao mesmo tempo em que mantém sua rentabilidade em patamares adequados, mesmo diante de maior competição e de um cenário econômico ainda letárgico.
Entretanto, a Fitch considerou que a empresa precisa administrar com cautela seu ciclo de caixa, dado o aumento da exposição a financiamentos privados com risco próprio e as novas operações de vendas de livros didáticos, que podem trazer adicionais ao seu capital de giro.
Além disso, a perspectiva estável da nota de rating indica uma expectativa de que a Cogna retornará a um nível de alavancagem financeira líquida mais conservador, enquanto manterá um perfil de liquidez adequado frente as suas obrigações de curto e médio prazos.
Para 2019, a agência de crédito estima um pico de alavancagem, medida por dívida líquida ajustada/EBITDA, de 3,9 vezes, com retorno a patamares de 3,5 vezes a partir de 2020.
Cabe destacar que a Cogna é uma das maiores empresas de educação privada do país, com mais de 50 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e de mais de 15 anos no Ensino Superior.
Atualmente, a Cogna possui 158 unidades de Ensino Superior, presentes em 116 cidades brasileiras e 1.410 polos de Ensino a Distância.
Seu capital social, atualmente, é dividido tal como mostrado abaixo.
Leia mais sobre Radar