Em documento, a companhia destacou que o crescimento nas vendas do varejo em fevereiro de 2020 foi de 5,2% se comparado com o mesmo período do ano passado, descontada a inflação. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O ICVA é um índice que foi criado pelo setor de inteligência da Cielo com o intuito de oferecer todos os meses uma fotografia do comércio varejista do país. Os valores são calculados com base em modelos matemáticos e estatísticos aplicados à base da companha.
O modelo, então, visa isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Com isso, o indicador consegue refletir a dinâmica de consumo no ponto de venda.
Dessa forma, o índice apresentou alta nominal de 9,1% no mês de fevereiro de 2020, mas, se descontada a inflação, o valor foi de 5,2%. Segundo o Diretor de Inteligência da Cielo, o resultado foi puxado pelos setores de Supermercado e Hipermercados, Móveis, Eletro e Lojas de Departamento e Drogarias e farmácias. Além disso, o diretor ainda frisou que o surto de Coronavírus não impactou de forma relevante o varejo no mês, dado que os primeiros casos surgiram no país no fim deste.
Na análise dos setores, os blocos de Bens não Duráveis e Bens Duráveis e Semiduráveis, apresentou aceleração. Por outro lado, o Bloco de serviços apresentou as maiores desacelerações, alavancadas pelo setor de turismo e transporte.
A observação dos dados referentes às regiões revela grande destaque para a região Norte, que pelo ICVA nominal (desconsiderado da inflação) foi de 15,7%. Em seguida vem a região Centro-Oeste, com crescimento de 11,3%, a região Sul com 10,0%, a região Nordeste com 9,8% e a região Sudeste com 7,9%.
Vale notar que mesmo com a inflação acumulada para os últimos 12 meses (em relação a fevereiro de 2020) de 4,01%, todas as regiões apresentaram aceleração segundo o ICVA deflacionado com ajuste de calendário.
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