A Petrobras fez um anúncio nesta sexta-feira (10/07) comunicando o início da fase vinculante a respeito da venda de sua participação de 51% na Petrobras Gás (Gaspetro).
A Gaspetro é uma holding que detém participação em diversas companhias distribuidoras de gás natural localizadas em todas as regiões do Brasil.
Em 2019, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil km de gasodutos, a empresa atendeu a cerca de 500 mil clientes e distribuiu um volume total de 29 milhões de m³ por dia.
Seu quadro acionário é formado pela participação de 51% da Petrobras; o restante é detido pela Mitsui Gás e Energia do Brasil.
Assim, os potenciais compradores classificados para essa fase vinculante receberão documentos com maiores detalhes do processo de desinvestimento.
Além disso, a Petrobras emitiu um comunicado a respeito da Petrobas Biocombustíveis (PBIO), sua subsidiária. O documento informava a venda da participação de 8,4% na empresa Bambuí Bioenergia da PBIO para a Turdus Participações, que detém os outros 91,4% de participação.
A Bambuí atua na produção de etanol hidratado (álcool etílico) e na cogeração de energia elétrica. Situa-se no município de Bambuí, no estado de Minas Gerais.
A operação de venda foi concluída com o pagamento do valor simbólico de R$ 1,00 à PBIO, dado o patrimônio líquido negativo da Bambuí.
A saída imediata do capital da Bambuí ainda foi possível pelo fato de o fechamento da operação ter sido simultâneo à assinatura do contrato de compra e venda de ações.
De acordo com o documento, “Essa transação seguiu as diretrizes estabelecidas na Sistemática de Desinvestimento da PBIO” e está alinhada com a estratégia de desinvestimentos da Petrobras.
Tal estratégia de desinvestimentos objetiva a otimização do portfólio da companhia e uma alocação melhor de seu capital, a fim de maximizar valor para seus acionistas.
Leia mais sobre Radar