A Wiz Soluções divulgou seus resultados ontem à noite, com um forte desempenho operacional e números positivos, embora o resultado líquido e a geração de caixa operacional tenham sido impactados por eventos não recorrentes.
A expansão de 35% na receita bruta evidencia a contínua evolução operacional da empresa, com uma melhora no nível de penetração nas Agências da Caixa, guiada principalmente pelo forte desempenho dos produtos de Vida, Prestamista e Habitacional.
O EBITDA do trimestre avançou 8,7% e o lucro líquido sofreu uma retração de 18,5%, frente o 2T16, ficando em R$ 32,8 mi, impactado por um forte aumento de custos e despesas (+65%).
No mês de abril ocorreu a saída de um executivo através do Plano de Incentivo de Longo Prazo (PILP) e a empresa antecipou os valores vincendos para o mesmo, o que acabou impactando as despesas no trimestre, além de despesas relacionadas à aquisição da Finanseg.
Ajustados por estes eventos não recorrentes e pontuais, o EBITDA cresceria 45,5% no trimestre e o Lucro Líquido avançaria 34%.
Ressaltamos aqui a importância de se analisar os resultados ajustados por eventos não recorrentes e considerá-los na hora de avaliar uma empresa, já que o mesmo pode distorcer seus resultados (e seus dividendos também) tanto positivamente quanto negativamente.
Em geral, os resultados foram muito bons.
O forte aumento de 15,8% p.p na penetração média do seguro Prestamista Pessoa Física, além do ganho de produtividade com o Programa Tem Mais Caixa, e o forte crescimento da penetração financeira no segmento Pessoa Jurídica, que levaram a uma expansão de 937,5% na receita bruta em Prestamista PJ, são fatores que demonstram a eficiência e produtividade da estratégia de crescimento de penetração e vendas da Companhia.