Na data de ontem (04), a Embraer comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, que, na mesma data, entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro avião de transporte multimissão KC-390.
A entrega do avião foi feita em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
A Embraer informou que a entrega dá início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).
Além disso, a companhia tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações da aeronave.
O projeto é feito em conjunto da FAB com a Embraer, sendo o KC-390 desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.
Dessa forma, a Embraer afirmou que o Programa KC-390 representa um avanço significativo, em termos de tecnologia e inovação, para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB.
Adicionalmente, a empresa informou que, em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial.
Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo.
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018, quando atingiu a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, afirmou que “a incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar, […] contribuindo para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade.”
Já o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, disse que “a entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas.”
Ainda no mesmo comunicado, foi informado que com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a Unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos.
Pelo que foi acordado, a TechCare, portfólio de soluções da Embraer, ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional, que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.
Por último, a Embraer informou que o KC-390 também foi adquirido recentemente pelo Governo de Portugal e é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.
Acreditamos que a entrega do KC-390 é um importante passo para a Embraer. No entanto, mantemos o nosso racional a respeito do investimento no ativo, considerando o seu setor de atuação permeado por incertezas de difícil previsão. Portanto, seguimos de fora de EMBR3.
Leia mais sobre Radar