Na data de ontem (12), a Embraer comunicou, ao mercado e aos seus acionistas, a entrega do primeiro jato E195-E2 para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. e para a AerCap, em cerimônia em sua sede em São José dos Campos.
A Embraer disse que a Azul (AZUL4) é a operadora de lançamento global do E195-E2, a maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais.
Além disso, foi informado que a Azul encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.
O Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, John Slattery, afirmou que essa “é a maior aeronave comercial que a Embraer já produziu. Os passageiros vão adorar o novo interior, e as companhias aéreas vão se impressionar com a extraordinária eficiência operacional.”
Além disso, também afirmou que “o jato é, sem dúvida, ideal para o modelo de negócios de tarifas reduzidas da Azul e para o portfólio da frota da AerCap.”
Foi destacado que a Azul operará o E195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais.
Por sua vez, o fundador e presidente do conselho da Azul, David Neeleman, afirmou que “nos últimos dez anos, a Azul revolucionou o mercado de aviação brasileiro. Ajudamos a dobrar o mercado doméstico […] tudo graças às aeronaves Embraer E195-E1. Agora, com o E195-E2, estamos prontos para dar início a um novo capítulo na história da aviação brasileira.”
Ainda no mesmo comunicado, a Embraer informou que o E195-E2 recebeu, em abril, o Certificado de Tipo de três órgãos regulatórios. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).
Destacou que testes em voo confirmaram que a aeronave é ainda melhor do que a especificação original. O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração.
Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e ruído externo.
Outra característica destacada pela Embraer são os novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.
A Embraer e a Azul também assinaram um contrato de longo prazo para um programa de suporte de peças reparáveis à nova frota da companhia aérea de jatos E195-E2.
Por último, no mesmo comunicado, a Embraer informou que a AerCap é líder global em arrendamento de aeronaves, com 1.373 aviões próprios, gerenciados ou encomendados, com US$ 43,1 bilhões em ativos totais em 30 de junho de 2019.
Além disso, a empresa atende aproximadamente a 200 clientes, em cerca de 80 países, com soluções abrangentes de frota.
Já a Azul é uma das maiores companhias aéreas do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 854 voos diários e 114 destinos. Com uma frota operacional de 129 aeronaves e mais de 11.000 funcionários.
Acreditamos que essa notícia demonstra a sólida parceria entre a Embraer e a Azul. No entanto, acreditamos que os resultados da Embraer são de difícil previsão, sem nenhuma característica que desperte considerável interesse. Portanto, seguimos de fora.
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