Resumo da Semana: Tarifas de Trump sobre Brasil e Argentina, IPO da Saudi Aramco, Investimentos da JBS e Nova oferta primária da Marisa.

O índice Ibovespa encerrou a última semana registrando 111.125 pontos, o que representou, na última sexta-feira (07), uma variação positiva de +0,45%. Na semana, a valorização do principal índice das ações negociadas na bolsa de valores brasileira foi de +2,76%. Em 2019, o índice segue positivo, com alta relevante desde os primeiros meses do ano. Até o momento, o Ibovespa apresenta uma valorização de +26,44%.

Já o Ifix – o índice de referência dos Fundos de Investimentos Imobiliários – segue ainda se provando como uma excelente alternativa de entrada no mercado de renda variável para os investidores iniciantes, dada a sua baixa volatilidade histórica. Na última sexta-feira, por exemplo, o índice encerrou o dia aos 2.931 pontos, o que representou uma valorização de +0,41% no dia. No acumulado de 2019, a variação do índice segue em +24,65%.

MINICURSO INVESTINDO FIIS

EUA retomará tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2), via suas redes sociais, que irá retomar as tarifas sobre aço e alumínio provenientes do Brasil e da Argentina.

  • Segundo Trump, os dois países têm desvalorizados suas moedas de propósito, prejudicando os fazendeiros americanos;
  • Um real desvalorizado faz com que as exportações do Brasil fiquem mais baratas, dificultando as americanas;
  • Trump, como de costume, aproveitou para criticar o Fed: “Fed precisa agir para que países não tirem vantagem de nosso dólar forte para desvalorizar ainda mais suas moedas”;
  • O Brasil é o país que mais exporta aço para os Estados Unidos, e, se confirmada a decisão de Trump, será tarifado 25% sobre importações de aço e 10% sobre as de alumínio.

Saudi Aramco levanta US$ 25,6 bilhões em IPO.

A gigante de petróleo levantou cerca de R$ 130 bilhões por 1,5% das ações em sua Oferta Pública Inicial, a maior da história.

  • O valor levantado no IPO superou o do Alibaba em 2014, até então o maior IPO da história, com cerca de US$ 25 bilhões;
  • A estatal petrolífera saudita foi avaliada em cerca de US$ 1,7 trilhão;
  • A Saudi Aramco enfrentou dificuldades em sua abertura de capital, principalmente por conta da desconfiança de investidores internacionais. Por conta disso, a empresa foi obrigada a apostar em seu mercado doméstico;
  • Com o dinheiro obtido, a Saudi Aramco pretende investir em outras indústrias sem vínculo com o setor de petróleo para diversificar a economia do país árabe, o maior exportador de petróleo do planeta.

JBS pretende investir R$ 8 bilhões no Brasil em cinco anos, diz CEO.

Gilberto Tomazani, CEO da JBS, informou nesta quarta-feira (4) que a empresa pretende investir R$ 8 bilhões no Brasil.

  • Os recursos investidos serão direcionados para a expansão das unidades da Seara no país e para construção de fábricas de ração e incubatórios;
  • A empresa pretende ampliar a capacidade de produção de frango, suínos e alimentos processados;
  • A medida gerará 25 mil empregos diretos e 100 mil vagas indiretas para a Seara, que atualmente conta com 75 mil funcionários;
  • O CEO também comentou sobre o aumento da demanda por carne bovina ao longo das próximas décadas: “O mercado de carne bovina responde mais lentamente a esse movimento, mas está acontecendo, com bastante influência do aumento da demanda da Ásia”.

Marisa precifica nova oferta primária e deve captar R$ 515,6 milhões.

A varejista Marisa informou na última quarta-feira ($) que definiu a precificação de sua oferta primária de ações em R$ 10 por papel, movimentando assim, cerca de R$ 515 milhões.

  • Serão emitidos 51.562.500 novos papéis. O novo capital social da empresa será de aproximadamente R$ 1,4 bilhão;
  • Segundo a empresa, os recursos líquidos arrecadados com a oferta terão como destino a amortização e/ou liquidação de dívidas e para reforço do capital de giro;
  • Cerca de duas semanas atrás, a empresa anunciou uma parceria com a Magazine Luiza, que comercializará produtos do setor eletrônico em suas lojas físicas;
  • Essa parceria visa principalmente clientes que moram no Rio de Janeiro e em Brasília, locais em que a Magalu não possui lojas físicas.
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