Entre um dos indicadores econômicos mais importantes de serem avaliados no mundo dos negócios temos o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI).
O retorno sobre investimento é uma medida de desempenho muito empregada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar entre as diversas outras opções de investimentos.
Desse modo, de forma bastante resumida, temos que o ROI mede a quantidade de retorno de um investimento em relação ao custo dessa aplicação.
Para calcular o ROI é bastante simples, basta dividirmos o retorno obtido pelo custo do investimento. O resultado será expresso sempre na forma de porcentagem.
Além disso, o ROI é um parâmetro bastante amplo, pois serve para analisar o retorno obtido sobre qualquer tipo de investimento. Por exemplo, uma campanha de marketing, abertura de novas lojas, aquisição de maquinas, etc.
Então podemos resumir a importância desse indicador nos seguintes pontos:
- Planejar objetivos e metas com base em resultados;
- Viabilizar um processo mais racional na tomada de decisões;
- Avaliar cada projeto da empresa bem como cada um contribui para os resultados da mesma.
Como calcular o retorno sobre investimento
Para calcular o ROI é bastante fácil. Inicialmente devemos subtrair o ganho obtido a partir do investimento pelo próprio valor investido. Logo em seguida devemos dividir esse resultado pelo montante investido. Podemos ver como funciona esse cálculo na formula abaixo:
ROI = (Lucro obtido – investimento) / investimento
Por exemplo, digamos que uma determinada empresa apresente um ganho de R$ 100.000 sendo que o investimento total para iniciar as suas operações foi de R$ 80.000, então temos que:
(100.000 – 80.000)/ 80.000 = 0,25 ou 25%.
Portanto essa empresa apresenta um retorno sobre investimento no valor de 25%.
É importante salientar que o valor investido que pomos na fórmula deve incluir todo o recurso aplicado durante o processo de investimento. Se uma companhia quer ter a certeza de um indicador preciso, é necessária a inclusão de todas as despesas existentes no momento do investimento.
Vantagens e desvantagens de usar o retorno sobre investimento
Existem algumas vantagens bastante claras em usar esse indicador no momento de avaliar a rentabilidade de um negócio.
Uma das vantagens mais claras é no momento de comparar diferentes tipos de investimentos ou opções de negócios, analisando sempre sobre a ótica racional da rentabilidade.
Outra vantagem é a facilidade no calculo dessa métrica. O ROI é totalmente baseado em dados financeiros facilmente disponíveis nos demonstrativos de resultados e balanço patrimonial de uma empresa.
Já uma grande desvantagem desse indicador é no momento de analisar os investimentos de longo prazo de uma empresa. Acontece que o ROI considera apenas receitas e gastos do período corrente e não avalia que investimentos do presente podem gerar maiores ou menores retornos no futuro.
Além disso, essa é apenas uma métrica simples e não dispensa, de forma alguma, a utilização de outros indicadores, além de uma extensa leitura e entendimento da atual situação de uma companhia.
Portanto, é muito importante sabermos o retorno sobre investimento de qualquer aplicação existente, porém essa não deve ser a única informação a ser pesquisada por um investidor ou empreendedor profissional.