ROA

Existe uma série de métricas fundamentalistas que servem de base para o investidor quantificar a geração de valor de um negócio e uma dessas métricas é o ROA.

O ROA é caracterizado no mercado como os retornos sobre os ativos, pois ele representa a capacidade de uma empresa em gerar lucro com os ativos que possui.

Assim como o ROE, esse indicador é muito importante para descobrirmos a rentabilidade de uma empresa, um dado indispensável para qualquer investidor.

O ROA dá a um empreendedor, investidor ou analista uma ideia de como a administração de uma empresa é eficiente em gerar retornos aos seus acionistas.

O calculo do retorno sobre os ativos é dado na seguinte fórmula:

ROA = lucro líquido / Ativo Total

Em termos gerais, esse indicador informa quais foram os ganhos gerados por uma companhia a partir de todo o capital investido.

Importante ressaltar que quando se trata de Ativos totais em um balanço patrimonial, estamos falando das contas onde são registrados os bens, créditos e direitos que compõe o patrimônio da empresa adicionado do seu passivo total.

Como os ativos de uma empresa são financiados por dívida ou por patrimônio, alguns analistas desconsideram o custo de adquirir o ativo, adicionando de volta a despesa com juros na formula do ROA.

Dessa forma, para esse analista, a formula para o calculo dessa métrica seria:

ROA = (Lucro líquido + Despesas de Juros) / Ativo total médio

O que o ROA nos informa

O valor desse indicador, dado em porcentagem, dá aos investidores uma ideia de como a empresa está sendo eficaz na conversão dos ativos em dinheiro líquido. Desse modo, quanto maior a métrica, melhor para o investidor desse negócio.

Quando uma empresa apresenta um ROA baixo, uma série de motivos podem ser os causadores, tais como: investimentos em projetos pouco rentáveis; baixa produtividade dos ativos devido a obsolescência ou desperdícios e despesas gerais muito elevadas.

Para uma companhia melhorar os seus indicadores de rentabilidade, é preciso que a administração faça constantemente reavaliações do seu negócio, com vistas para melhora nas alocações de seus recursos.

Quando essa atitude não é feita, sobretudo em empresas lotadas em setores altamente competitivos, é muito provável que essas companhias sofram “erosões” em seus retornos até alcançarem amargos prejuízos.

Importância e cuidados ao analisar o ROA

Existem uma série de vantagens obvias em o investidor sempre querer acompanhar essa métrica de rentabilidade numa empresa, são elas:

  • Avaliar a capacidade de alocação de capital da administração;
  • Medir a eficiência dos ativos;
  • Estabelecer parâmetros para controlar os custos e despesas;
  • Comparar a rentabilidade da empresa em relação às companhias semelhantes.

Apesar de muitas vantagens, é importante frisar que a análise feita somente por métricas está longe de ser a ideal.

Isso se deve a necessidade do investidor de entender como a empresa gera dinheiro e quais são os planos da administração para o futuro.

Além disso, muitas empresas que por ventura geram elevados retornos hoje, em alguns anos podem não estar em situação vantajosa ao menos semelhante.

Isso porque o real valor de uma companhia está baseado nas suas vantagens competitivas, sejam elas por meio de marcas fortes ou pela capacidade da empresa de vender seus produtos ou serviços a baixos preços.

Por fim, acreditamos que a utilização do ROA pode ser de grande valia para os investidores e analistas, porém, ela deve ser feita levando em consideração as limitações já citadas.

 

 

 

 

 

 

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Tiago Reis
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2 comentários

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  • Danilo Barbieri 7 de junho de 2020
    Tiago, estou com uma certa dificuldade nos posts da Suno, são raras as vezes que acho métricas. Por ex, nessa postagem você cita um ROA baixo ou alto.. o que é baixo e o que é alto? Obrigado.Responder
    • Suno Research 10 de junho de 2020
      Você pode comparar os múltiplos entre empresas similares, que atuam no mesmo setor e tenham o mesmo tamanho. Através do Suno Analítica você consegue obter esses dados.Responder

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