O conceito do RRR é bastante usado tanto no Brasil quanto no exterior por investidores e empresas que desejam saber qual é o retorno no investimento (ROI) mínimo esperado para se investir em uma determinada ação.
É por meio desse indicador que os investidores conseguem ponderar o risco e o retorno esperado do capital investido. Sendo assim, o RRR acaba sendo um importante aliado na análise de investimentos.
O que é o RRR?
RRR é a sigla de Required Rate of Return que traduzido ao português significa Taxa de Retorno Necessária.
Em outras palavras, é o retorno mínimo que um investidor aceita por possuir ações de uma empresa, ou seja, a taxa mínima de atratividade. Nesse caso é levado em consideração também o risco relacionado à ações.
Além de ser usado para analisar o risco de uma ação, o required rate of return também é bastante utilizado em finanças corporativas, pois é uma excelente ferramenta que ajuda a analisar a rentabilidade de projetos de investimento potenciais.
Como é calculado o RRR?
Existem diversas maneiras para calcular o RRR. Um exemplo, se um determinado investidor está querendo comprar ações de uma empresa que paga dividendos, ele pode optar pelo modelo de desconto com dividendo.
Esse modelo é também conhecido como modelo de crescimento de Gordon. Nele é calculado o RRR para o patrimônio líquido de uma determinada ação que paga dividendos usando o preço atual da ação, o pagamento de dividendos por ação e a taxa de crescimento prevista do dividendo. A fórmula para esse cálculo é:
- RRR = (Pagamento de Dividendo esperado / Compartilhar Preços) + Taxa prevista de crescimento de dividendos
Sendo assim, basta pegar o pagamento de dividendo esperado e dividi-lo pelo preço atual das ações. Depois é só adicionar o resultado à taxa de crescimento prevista de dividendos.
Quer aprender investir em dividendos? Conheça o minicurso gratuito da Suno Research.
Usando o modelo CAPM
Uma outra maneira, entretanto, para calcular o RRR é por meio do modelo CAPM – Modelo de precificação de ativos de capital. Esse modelo é usado por investidores que investem em ações que não pagam dividendos.
Esse é um modelo que usa a versão Beta de um ativo, que nada mais é que o coeficiente de risco de exploração. Em português claro, o índice Beta tenta medir o risco de uma ação ou investimento de longo prazo.
Desse modo, ações que possuem betas superiores a 1 são consideradas mais arriscadas que o mercado financeiro em geral. Já, se o valor do beta for inferior a 1, a ação é considerada menos arriscada que o mercado geral. A fórmula é:
- RRR = Taxa de Retorno sem Risco + Beta 1 (Taxa de Retorno do Mercado – Taxa de Retorno sem Risco)
Nesse caso, basta adicionar a taxa de retorno livre de risco à versão beta de segurança. Depois é preciso pegar a taxa de retorno do mercado e subtrair a taxa de retorno sem risco. Posteriormente é só adicionar os resultados para alcançar a taxa de retorno.
Quer aprender a investir na bolsa de valores? Então baixe o nosso E-book manual do investidor.
Como analisar o RRR?
O RRR rate mostra, portanto, qual deve ser o hurdle rate de uma ação, ou de um projeto a ponto de compensar o risco de um investimento. É, portanto, uma métrica difícil de identificar visto que cada investidor possui uma determinada tolerância ao risco.
Sendo assim, as preferências de risco-retorno, expectativas de inflação e estrutura de capital são fatores determinantes para encontrar o RRR desejado por um determinado investidor.
Gostou de saber um pouco mais sobre o RRR? Deixe suas dúvidas nos comentários baixo.
Leia mais sobre Investimentos