Same store sales (SSS): Descubra a importância deste indicador
O same store sales (SSS) é um dos indicadores mais importantes de empresas do setor de comércio.
Mas o que o same store sales representa?
O same store sales mostra quanto as vendas aumentaram nas mesmas lojas em relação ao período anterior. Observe que se trata de vendas nas mesmas lojas. Portanto, vendas em novas lojas não entram na conta.
Em português, este indicador se chama vendas em mesmas lojas.
Este indicador é muito importante pois mostra ganho de produtividade da empresa.
Imagine que uma empresa dobrou a sua receita líquida entre um ano e outro.
Isto parece uma ótima notícia, certo?
Mas, na realidade, isto pode ou não ser tão bom assim.
Suponha que uma empresa dobrou a sua receita mas para isso teve que abrir o dobro de lojas.
Ou seja, ela precisou realizar investimentos para adquirir novos pontos, contratar funcionários, adquirir peças, entre outros.
Assim, embora tenha aumentado sua receita, esta companhia não necessariamente aumentou sua produtividade.
Agora suponha que outra empresa dobrou sua receita mas sem abrir novas lojas. Ou seja, suas vendas em mesmas lojas dobraram.
Esta empresa teve então um grande ganho de produtividade. Pois, sem precisar fazer novos investimentos, ela conseguiu dobrar a sua receita.
Isto irá se traduzir em ganhos de margens e rentabilidade. O que, por fim, se torna ganhos para os seus acionistas.
Estudo de caso Lojas Renner – same store sales
Para se ter uma ideia de como este indicador é importante, é interessante analisar um exemplo.
Na imagem acima é demonstrado o crescimento do SSS da Lojas Renner.
Observe que de 2014 até 2018 a empresa sempre apresentou este número como positivo na comparação trimestral.
- 2014: 5,4%
- 2015: 16,5%
- 2016: 1,3%
- 2017: 9,1%
- 2018: 6,3%
Isto é ainda mais relevante tendo levando em conta que, durante este intervalo de tempo, o país atravessou uma forte recessão.
Assim, muitos concorrentes das Lojas Renner apresentavam grandes quedas no indicador de vendas nas mesmas lojas.
Ou seja, na prática a Lojas Renner estava ganhando market share.
Ainda, devido à condição financeira confortável da companhia, ela abriu novas lojas durante este período.
Pode-se dizer que esta é a combinação de sucesso para empresas de comércio: Expansão e ganho de produtividade.
Apenas expansão muitas vezes não basta, é necessário que expansão seja feita com ganhos ou no mínimo manutenção de produtividade.
Da mesma forma, o ganho de produtividade se torna muito mais importante quando acompanhado de uma expansão.
Pois, além de aumentar as margens, a empresa também cresce sua receita em potencial.
Aliando estes dois fatores, a Lojas Renner se tornou uma das empresas com maior retorno ao acionista da bolsa de valores.
Quem investiu na empresa desde o seu IPO viu o seu capital multiplicar por mais de 20 vezes.
Conclusão sobre o same store sales
O same store sales é um indicador essencial para empresas do setor de comércio.
Um aumento nas vendas de mesmas lojas indica ganhos de produtividade. Estes, ao trazer maiores margens para a empresa, se traduzem em grandes ganhos aos seus acionistas.
Portanto, ao analisar empresas do setor de comércio varejista, é sempre importante observar o same store sales.