Smart Money: entenda o que faz esse tipo de investidor nas empresas
O smart money, ou dinheiro inteligente no seu equivalente em português, é o dinheiro que está sobre o controle de investidores institucionais, especialistas de mercado ou profissionais financeiros independentes.
Normalmente o smart Money é representado pelo investidor experiente que possui um longo histórico de sucesso em sua profissão. Embora não haja nenhuma evidência empírica para apoiar a existência de tais investidores.
Desse modo, o dinheiro inteligente é visto como tendo uma chance de se sair muito melhor do que a média do mercado.
A grande importância desses investidores no mercado está na sua contribuição para que as empresas iniciantes possam operar os seus negócios de modo muito mais profissional, ajudando assim a consolidar o modelo de negócios da companhia.
A importância do smart money
Um investidor com experiência em gestão pode ser de indiscutível importância para um negócio, especialmente em seu início. A seguir temos alguns dos benefícios que o smart money pode agregar numa companhia:
- A injeção de recursos no caixa da empresa para que a mesma possa investir e continuar expandindo;
- Trazer experiência e profissionalismo na gestão da companhia;
- Netwoking de altíssimo nível.
Para atrair esse tipo de investidor existe uma série de qualidades que a empresa deve possuir para que chame atenção desses experientes profissionais.
A principal delas é a companhia possuir uma propriedade intelectual, pois com essa proteção, a empresa estará parcialmente livre de competidores que queiram copiar o seu modelo de negócios.
Do lado da gestão, esses investidores também podem contribuir favoravelmente para o gerenciamento dos recursos humanos, bem como a gestão financeira e expansão comercial.
Adicionalmente, outra grande vantagem de ter um investidor experiente por trás do seu negócio é que ele também agrega no networking da companhia, ligando a mesma a potenciais clientes que poderão aumentar o faturamento da companhia ao longo do tempo.
Como identificar o smart money
Movimentações com volumes de dinheiro em enormes proporções geralmente é um sinal da existência de um smart money.
Por exemplo, o próprio Warren Buffett é considerado um investidor extremamente relevante e de grande importância para uma empresa. O seu indiscutível histórico de excelentes resultados ao longo de décadas falam por si só.
A preferência de Buffett por comprar empresas inteiras é prova de que o mega investidor sem dúvidas prefere ter o controle direto das companhias que adquire, ao invés de um posicionamento parcial através da compra de ações no mercado.
Para muitos pequenos investidores, saber a movimentação desses profissionais no mercado é de elevada importância à medida que eles tentarão sempre copiá-los em suas investidas.
No entanto, nem sempre é tão fácil assim identificar o dinheiro inteligente e separá-lo daquele investidor que não conseguirá agregar em nada para a empresa.
Isso acontece principalmente na atualidade onde o grau de competição e disseminação de informações tem sido cada vez mais elevado.
Por fim, podemos dizer que para identificar um smart money não é tarefa fácil, pois muitas vezes só saberemos da implantação de um modelo de negócios vitorioso apenas com o passar do tempo.