Stakeholder: conheça o conceito das partes relacionadas de uma empresa

No mundo empresarial o papel de um stakeholder é de importância fundamental para a existência e o funcionamento saudável de uma companhia.

Acontece que sem o stakeholder nenhuma empresa poderia existir no mercado, pois a mesma é composta por um conjunto variado pessoas que tornam possível a sua existência.

Desse modo, podemos dizer que os stakeholders são grupos de pessoas que exercem algum impacto dentro ou fora de uma empresa. A sua abrangência pode atingir os seguintes grupos de interesse:

  • Acionistas;
  • Funcionários;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Governo.

A importância desse conceito vem ganhando cada vez mais espaço dentro das companhias, pois ele se dá pela maior necessidade de interconectar todas as partes envolvidas de um negócio.

No decorrer dos últimos anos, a internet tem permitido que todos tenham acesso a uma cadeia bastante grande de informações preciosas para melhoria do desempenho de uma empresa.

Entendendo melhor o conceito de stakeholder

stakeholder
Entendendo melhor o conceito de stakeholder

Podemos dizer que o stakeholder é uma pessoa ou grupo de pessoas que legitima as ações de uma companhia, pois exercem de alguma forma, direta ou indiretamente, influencia nos resultados de uma organização.

As partes interessadas de uma empresa podem ser de origem interna ou externa.

Aquelas de origem interna são grupos de pessoas que possuem uma relação direta com a empresa, seja por meio de empregatício, ou investimento.

Já as partes interessadas de origem externa são pessoas que não possuem um relacionamento próximo com a companhia, mas que podem muito bem ser afetadas de alguma forma pelas ações resultantes de seu negócio, tais como fornecedores e consumidores.

Outra parte relacionada de origem externa que tem origem bastante difusa são as cidades prejudicadas pelas emissões de carbono e descarte de dejetos em rios de modo a poluir e prejudicar os habitantes de toda uma localidade.

Quanto aos investidores, esse grupo normalmente é um dos mais interessados no correto funcionamento de um negócio sobre todos os seus aspectos. Pois o retorno sobre o seu investimento estará intimamente ligado ao sucesso ou fracasso nas operações de sua companhia.

A importância de motivar os stakeholders

stakeholder
A importância de motivar os stakeholders

Não há dúvidas de que quando surgem problemas nas partes interessadas de uma empresa, a tendência é que a mesma piore e leve a prejudicar a todas as demais ao longo do tempo.

Além disso, existem algumas divergências quanto aos interesses das partes relacionadas, tais como o objetivo de maximizar os lucros da empresa por parte dos acionistas e a tendência por exigir maiores salários, e consequentemente maiores gastos por parte dos funcionários.

Para solucionar esses problemas rotineiros, as empresas mais eficientes lançam mão de muito esforço e criatividade para que possam se sobressair e destacar-se em seu mercado.

Dessa forma, é vital que se crie políticas de incentivo para atender aos mais variados interessados na boa performance da companhia, seja ela na cadeia de produtos ou serviços, ou nos demonstrativos financeiros da mesma.

Por fim, podemos concluir que a compreensão sobre o conceito de stakeholder é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje onde a integração entre as partes relacionadas tem se tornado uma realidade cada vez mais próxima.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI