TED ou DOC? A base dessa pergunta está normalmente na falta de entendimento exato das diferenças entre cada uma dessas transferências. Apesar de terem funções similares, cada um desses serviços possui algumas especificidades.
As transferências via TED ou DOC podem ser feitas por qualquer instituição financeira previamente autorizada pelo Banco Central (Bacen). Todavia, a utilização desses serviços costuma ser tarifada pelos bancos.
O que é TED ou DOC?
TED ou DOC são transferências realizadas entre contas de bancos diferentes. A maioria das instituições financeiras costumam oferecer esse tipo de serviço sob determinadas tarifas para seus clientes.
Para realizar uma transferência via DOC ou TED, é necessário ter as seguintes informações do destinatário:
- Código da instituição bancária que receberá o valor;
- Agência e conta corrente;
- Nome completo;
- CPF ou CNPJ;
Qual a diferença entre DOC e TED?
Apesar de serem serviços similares, essas transferências possuem algumas diferenças importantes. Para entender melhor a diferença entre DOC e TED, é necessário compreender isoladamente cada um deles
O que é TED?
TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível. Essa opção de transferência foi criada pelo Bacen no ano de 2002. A transferência via TED bancário não possui limite de valor. Além disso, o saldo transferido costuma cair na conta do destinatário entre 15 e 60 minutos após a operação.
Outro ponto de atenção para essa transferência é o horário limite. Como é uma transferência interbancária que tem liquidação no mesmo dia, ela só pode ser efetuada até o prazo estipulado pelas instituições. Geralmente, esse limite é às 17h (horário de Brasília), e em dias úteis.
Até 2016, essa transferência possuía valor mínimo para ser executada. Essa exigência foi diminuindo ao longo dos anos, até ser completamente zerada. Hoje em dia, não há valor mínimo para efetuar uma TED.
O que é DOC?
DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito. Essa opção de transferência possui valor máximo, o qual é de R$ 4.999,99. As transferência via DOC bancário não caem no mesmo dia na conta do destinatário. Apesar do débito ocorrer no mesmo dia na conta do emitente, o destinatário só verá o saldo em conta da transferência no dia seguinte.
Quer aprender conceitos básico para realizar investimentos na Bolsa? Baixe o e-book gratuito Comece a Investir na Bolsa da Suno.
A transferência via DOC também possui um horário limite para que seja compensado no dia seguinte. Contudo, esse horário é mais avançado que o da TED. O limite é geralmente até 21h59 (horário de Brasília) e a transação também só pode ser realizada em dias úteis. Assim como a TED, o DOC também não possui valor mínimo para transferência.
Portanto, como apresentado, há diferença entre TED e DOC. As principais ocorrem em relação ao valor máximo do DOC e à compensação que, no caso da TED, é feita no mesmo dia; no caso do DOC, acontece no dia seguinte.
Tarifas de DOC e TED
Diferentemente de uma transferência bancária dentro do mesmo banco, os serviços de DOC e TED costumam ser tarifados. Essas tarifas bancárias podem variar tanto de um banco para outro, como também pode variar entre cada tipo de conta.
Alguns pacotes de serviço bancário incluem a gratuidade desse tipo de transferência. Além disso, os bancos em geral costumam cobrar tarifas menores para quem realiza essa transferência de forma eletrônica em relação àqueles que realizam a transferência diretamente nas agências.
Apesar de as vezes a tarifa desse tipo de transferência não ser tão baixa, esses serviços podem ser necessários. Tanto pela facilidade de não ter que ir até uma agência bancária realizar um depósito, quanto pela segurança em caso de transferências em valores maiores.
Outro ponto, é que no caso de investidores, essas transferências costumam ser obrigatórias. Dado que para enviar os valores para as corretoras, só é possível realizar uma transferência interbancária.
Qual opção é melhor, TED ou DOC?
A melhor opção entre TED e DOC varia de acordo com a necessidade da pessoa que está efetuando a transferência. Em geral, a TED é um serviço melhor, pois não possui limite de valor e a compensação da transferência é realizada no mesmo dia.
Contudo, há situações em que o DOC pode ser útil, como em caso que haja a necessidade de se realizar a transferência após as 17h. Outro fator que pode favorecer a opção pelo DOC é nos casos em que as instituições financeiras cobrem um preço menor do DOC em relação à TED.
Esse artigo ajudou você a compreender melhor sobre como escolher entre TED ou DOC? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.