Ticket médio: saiba o que representa esse indicador e como calculá-lo
Hoje em dia, dada a concorrência e o dinamismo do mercado, é essencial que o desempenho de um negócio seja constantemente mensurado. Nesse sentido, um dos dados mais significantes da operação comercial de uma empresa é o seu ticket médio.
Assim como outros indicadores, o ticket médio permite avaliar se as estratégias e ações da organização estão sendo eficientes e se a empresa está sendo lucrativa.
O que é ticket médio?
Ticket médio é oindicador que exprime o valor médio de compra de cada cliente da uma empresa, Ou seja, ele mostra o quanto, em média, um cliente gasta comprando bens e serviços naquela empresa.
Tal métrica pode ser utilizada em todos os tipos de negócio. Entretanto é mais frequente em empresas de varejo ou então que trabalham com tecnologia.
Este índice precisa ser monitorado continuamente, a fim de que correções e adaptações possam ser realizadas. Ou seja, ele pode auxiliar o desempenho do negócio, com a obtenção de margens de lucros mais expressivas.
Como calcular o ticket médio?
Calcular o ticket médio é uma questão simples. Basta ter alguns dados em mãos para efetuar a mensuração.
Existem duas formas básicas de efetuar este cálculo:
- Dividindo o faturamento bruto em determinado tempo pelo volume de vendas nesse mesmo período;
- Dividindo o somatório de todas as vendas, em reais, em determinado tempo, pela quantidade de clientes que compraram nesse período.
Vamos ver um exemplo de como calcular o ticket médio:
Suponha que, em 1 mês (ou seja, 30 dias), uma empresa vendeu o equivalente a R$ 100.000,00 para 100 compradores.
Logo, o ticket médio do mês será:
Ticket médio = R$ 100.000/100 = R$ 1.000,00.
Como aumentar o ticket médio?
Ao entender a importância desse indicador, muitos empresário se perguntam: como aumentar o ticket médio da minha empresa?
Aumentar o ticket médio está diretamente atrelado a estratégias e ações que possibilitem um número mais expressivo de vendas por cliente. Quanto maior a quantidade de vendas, maior é a tendência de o ticket médio de cada comprador aumentar.
Dicas de como aumentar o ticket médio
Algumas dicas de como aumentar o ticket médio de um negócio são:
1. Utilizar estratégias de venda up-sell e cross-sell
Essa estratégia consiste em identificar os produtos que são mais vendidos e pensar em como apresentá-los conjuntamente a produtos menos comercializados. Ou seja, com isso, produtos menos bem-sucedidos podem “pegar carona” com os mais lucrativos;
2. Contar com uma vasta gama de produtos ou serviços
Quanto maior a quantidade de produtos ou serviços para seu público-alvo, maior a possibilidade de que eles sejam comprados, tanto os mais populares como os menos populares.
Essa estratégia favorece que os clientes encontrarem tudo de que precisam ou o que desejam (e muitas vezes nem sabem disso, até que sejam expostos às ofertas) em um mesmo lugar;
3. Não deixar o cliente se esquecer daquilo que procura
Ser um facilitador de compras, ajudando e acompanhando o comprador de forma eficiente e flexível, pode aumentar o quando ele gasta em cada compra;
4. Fidelizar clientes
Um cliente fiel tende a comprar mais vezes e em maior quantidade. Logo, ter um mix de produtos e diversificados qualidade de produtos e bom atendimento são essenciais. Nesse contexto, o pós-venda também é de suma importância para manter um relacionamento com o cliente.
Enfim, o controle de informações operacionais é cada vez mais necessário por parte das empresas, a fim de obter desempenho satisfatório em meio à grande competitividade.
Dependendo da empresa, o ticket médio pode ser um número de extrema importância para avaliar a qualidade de um negócio. Baixe gratuitamente o nosso ebook Aprenda como analisar uma ação e entenda como analisar esse e demais indicadores de uma empresa.