Ticket médio: saiba o que representa esse indicador e como calculá-lo

Hoje em dia, dada a concorrência e o dinamismo do mercado, é essencial que o desempenho de um negócio  seja constantemente mensurado. Nesse sentido, um dos dados mais significantes da operação comercial de uma empresa é o seu ticket médio.

Assim como outros indicadores, o ticket médio  permite avaliar se as estratégias e ações da organização estão sendo eficientes e se a empresa está sendo lucrativa.

O que é ticket médio?

Ticket médio é oindicador que exprime o valor médio de compra de cada cliente da uma empresa, Ou seja, ele mostra o quanto, em média, um cliente gasta comprando bens e serviços naquela empresa.

Tal métrica pode ser utilizada em todos os tipos de negócio. Entretanto é mais frequente em empresas de varejo ou então que trabalham com tecnologia.

Este índice precisa ser monitorado continuamente, a fim de que correções e adaptações possam ser realizadas. Ou seja, ele pode auxiliar o desempenho do negócio, com a obtenção de margens de lucros mais expressivas.

Como calcular o ticket médio?

ticket médio

Calcular o ticket médio é uma questão simples. Basta ter alguns dados em mãos para efetuar a mensuração.

Existem duas formas básicas de efetuar este cálculo:

  • Dividindo o faturamento bruto em determinado tempo pelo volume de vendas nesse mesmo período;
  • Dividindo o somatório de todas as vendas, em reais, em determinado tempo, pela quantidade de clientes que compraram nesse período.

Vamos ver um exemplo de como calcular o ticket médio:

Suponha que, em 1 mês (ou seja, 30 dias), uma empresa vendeu o equivalente a R$ 100.000,00 para 100 compradores.

Logo, o ticket médio do mês será:

Ticket médio = R$ 100.000/100 = R$ 1.000,00.

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Como aumentar o ticket médio?

Ao entender a importância desse indicador, muitos empresário se perguntam: como aumentar o ticket médio da minha empresa?

Aumentar o ticket médio está diretamente atrelado a estratégias e ações que possibilitem um número mais expressivo de vendas por cliente. Quanto maior a quantidade de vendas, maior é a tendência de o ticket médio de cada comprador aumentar.

Dicas de como aumentar o ticket médio

Algumas dicas de como aumentar o ticket médio de um negócio são:

1. Utilizar estratégias de venda up-sell e cross-sell

Essa estratégia consiste em identificar os produtos que são mais vendidos e pensar em como apresentá-los conjuntamente a produtos menos comercializados. Ou seja, com isso, produtos menos bem-sucedidos podem “pegar carona” com os mais lucrativos;

2. Contar com uma vasta gama de produtos ou serviços

Quanto maior a quantidade de produtos ou serviços para seu público-alvo, maior a possibilidade de que eles sejam comprados, tanto os mais populares como os menos populares.

Essa estratégia favorece que os clientes encontrarem tudo de que precisam ou o que desejam (e muitas vezes nem sabem disso, até que sejam expostos às ofertas) em um mesmo lugar;

3. Não deixar o cliente se esquecer daquilo que procura

Ser um facilitador de compras, ajudando e acompanhando o comprador de forma eficiente e flexível, pode aumentar o quando ele gasta em cada compra;

4. Fidelizar clientes

Um cliente fiel tende a comprar mais vezes e em maior quantidade. Logo, ter um mix de produtos e diversificados  qualidade de produtos e bom atendimento são essenciais. Nesse contexto, o pós-venda também  é de suma importância para manter um relacionamento com o cliente.

IMPOSTO DE RENDA

Enfim, o controle de informações operacionais é cada vez mais necessário por parte das empresas, a fim de obter desempenho satisfatório em meio à grande competitividade.

Dependendo da empresa, o ticket médio pode ser um número de extrema importância para avaliar a qualidade de um negócio. Baixe gratuitamente o nosso ebook Aprenda como analisar uma ação e entenda como analisar esse e demais indicadores de uma empresa.

 

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Tiago Reis
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