Suno Artigos

VTI: entenda o que é e como funciona essa ETF do mercado financeiro

vti

Para quem deseja começar a investir no exterior, optar por ETFs pode ser um bom início. Dentre elas está a VTI.

O ETF VTI é uma boa opção de investimento em renda variável, que pode servir de estratégia para quem deseja ganhar com ações no longo prazo.

O que é a ETF VTI?

O VTI é uma ETF que procura acompanhar o desempenho do CRSP US Total Market Index que é constituído por quase 4 mil empresas dos Estados Unidos e que representa grande parte do mercado acionário americano.

O ETF VTI tem por objetivo diversificar a carteira de investimentos, minimizando o risco do investidor, sendo ela da classe de ativos de estoque doméstico geral da categoria Large Blend. E a característica da VTI é, porém, a sua grande diversificação em várias empresas da bolsa americana.

A taxa de administração gira em torno de 0,03% sendo que a administradora do fundo é a Vanguard Equity Index Group.

Como funciona essa ETF?

A Vanguard Total Stock Market tem, portanto, o preço de mercado determinado pelo ponto médio entre os preços de oferta de venda a partir do horário de fechamento da Bolsa de Nova York (NYSE)

Para quem quer, dessa forma, saber como investir no VTI é preciso recorrer a uma corretora americana.

Composição do VTI

A VTI é, desse modo, uma etf que acompanha o desempenho do índice CRSP US Total Market Index, sendo que atualmente há cerca de 3513 ações no fundo.

Isso representa participação de empresas dos mais variados setores como: materiais básicos, bens de consumo, serviços ao consumidor, finanças, entre outros.

Dentre as empresas com maior participação no fundo estão:

Quer aprender a investir no setor imobiliário dos Estados Unidos? Baixe o nosso Ebook gratuito investindo em REITs.

Histórico da ETF

A ETF VTI foi criada no dia 24 de maio de 2001. Até 2020, o seu desempenho médio anual é de 6,17%, sendo que na média dos últimos dez anos o desempenho foi de 10,15%.

Isso quer dizer que US$ 10 mil aplicados na ETF no ano de 2010 valeriam em 2020 aproximadamente US$ 29 mil.

Vantagens do VTI

Uma das principais vantagens do VTI são os baixos custos para quem deseja investir, bem como a diversificação do investimento.

Além disso há uma praticidade maior, afinal não é necessário analisar empresa por empresa para tomar a decisão de investimento, visto que a diversificação é feita automaticamente pela administradora da ETF.

Desvantagens do VTI

Uma das desvantagens do VTI é que não há uma análise fundamentalista dos ativos, o que pode acontecer de alguns ativos não tão bons comporem a carteira.

Além disso, como a gestão do fundo é passiva, cabe ao investidor apenas aplicar o dinheiro e acompanhar o desempenho da ETF sem poder mexer na carteira de ativos.

Vale a pena investir o VTI?

Para quem deseja, desse modo, investir no exterior diversificando os investimentos de maneira prática e com menos custos, essa ETF pode ser uma boa opção.

No entanto, como não há uma análise de ativos separadamente, pode acontecer de ativos não tão bons fazerem parte da carteira. Por isso a estratégia de investimento nessa ETF deve ser de longo prazo.

Foi possível entender mais sobre o VTI? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Sair da versão mobile