Welfare State: entenda como funciona essa medida econômica
Os títulos públicos são formas do governo arrecadar e antecipar recursos para investimentos para população. Parte das aplicações são para serviços conhecidos como Welfare.
O termo Welfare State, em português, é traduzido como estado de bem estar social.
O que é o Welfare State?
Welfare são políticas sociais que responsabilizam o estado por promover serviços públicos básicos e essenciais para população. Isto é, educação, saúde pública, moradia, manutenção da renda e seguridade social. Ou seja, welfare é um conjunto de assistências sociais.
Além disso, essas assistências podem ser oferecidas para pessoas de qualquer nível de renda. As políticas de assistência são bem distintas de um país para o outro. Muitas políticas acabaram se transformando em direitos sociais e civis.
Como surgiu o conceito de Welfare?
As políticas de bem-estar surgiram com mais força após a Segunda Guerra Mundial, período conhecido como a Grande Depressão. O conceito de welfare state teve origem no pensamento keynesiano.
O estado de bem-estar social foi uma forma encontrada pelo governo de promover o bem-estar econômico e social da população.
As primeiras políticas, implementadas através de um sistema de de assistência para trabalhadores, surgiu na Alemanha. Em seguida, o governo da Grã-Bretanha, um estado liberal, criou uma série de políticas de segurança para trabalhadores.
No Estados Unidos, as primeiras medidas foi a criação de programas para aumentar a oferta de vagas de trabalho. Mas foi em cinco países que welfare atingiu um patamar mais desenvolvido:
- Islândia;
- Suécia;
- Noruega;
- Dinamarca;
- Finlândia.
Welfare State nos países nórdicos
Os cinco países nórdicos têm gastos elevados com as despesas de bem-estar, serviços que incluem educação e saúde, por exemplo. Mas também, há nestes países índices elevados de desenvolvimento humano, IDH.
Quando se comparado esses investimentos, é notável que entre os países que investiram um grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas sociais, os IDH é elevado.
Por exemplo, a Dinamarca investiu 37,9% do PIB em despesas de bem-estar. O país apresentou um IDH de 0,955, do total de 1,0.
Welfare State no Brasil
As políticas de Welfare surgem no Brasil mais fortes com Consolidação das Leis do Trabalho, CLT. O que garantiu uma série de direito para a população. O desenvolvimento de políticas sociais se manteve até o fim da ditadura militar, em 1985.
Além disso, o Brasil possui e teve uma série de programas de bem-estar social para diminuir a desigualdade social no país. Alguns deles são:
- Sistema Único de Saúde (SUS);
- Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP);
- Programa de Assistência Rural (Prorural);
- Bolsa Família.
Quer receber informações sobre o cenário econômico? Receba resumos e análises exclusivas da Suno, basta se inscrever no WhatsApp da Suno, e receber informações e conteúdos exclusivos.
Críticas a economia do bem-estar
As políticas defendidas pelo Welfare State sofrem crítica, principalmente, pelos custos. Isto é, a necessidade de ajustes ficais que diversos países enfrentam impactam as políticas sociais até então estabelecidas.
Isso porque, o Estado é quem financia uma série de serviços e paga ou repassa benefícios para população.
No entanto, essas políticas de assistência são consideradas direitos sociais em muitos países. Isso que difere um país com políticas de assistência de um país com políticas de welfare.