Biografia de Abigail Johnson
Quem é Abigail Johnson
Abigail Johnson é presidente e CEO da Fidelity Investments, uma das principais empresas de investimentos do mundo e que administra mais de US$ 2 trilhões em ativos. O grupo foi criado por seu avô na década de 1940.
Além do grupo de investimentos, Abigail Johnson é responsável por gerir a empresa que é responsável pelas atividades internacionais do grupo, conhecida como Fidelity International (FIL).
Abigail Johnson possui 24,5% da Fidelity Investments, montante que a coloca entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo o ranking de bilionários da Forbes 2019, ela tem uma fortuna estimada em US$ 15,6 bilhões. O montante a coloca na 71ª posição na lista da publicação.
Formanda em história da arte e com especialização em administração e negócios, Abigail está na empresa criada por seu avô há mais de 30 anos. Assumiu a função de CEO do grupo em 2014 e, desde 2016, também acumula a presidência da instituição.
Abigail também é conhecida por ser a primeira mulher a fazer parte do Financial Services Fórum, além de ser membro do conselho de administração da Associação dos Mercados Financeiros e do Mercado de Valores.
Trajetória de Abigail Johnson
Abigail Pierrepont Johnson nasceu no dia 19 de dezembro de 1961, na cidade de Boston, Estados Unidos.
Após encerrar o colegial, Abigail ingressou no curso de história da arte na Hobart and William Smith Colleges, encerrando a graduação em 1984. Depois de terminar a faculdade, trabalhou por cerca de um ano como consultora na Booz Allen Hamilton. Contudo, sua história na empresa de sua família iniciou na sequência.
Em 1988, Abigail concluiu seu MBA pela Harvard Business School. Após terminar a especialização, a empresária assumiu o posto de gerente de portfólio da Fidelity, que havia sido criada por seu avô, Edward Johnson II, em 1946.
Quer se tornar um investidor de sucesso? Veja os 10 livros que todo investidor deveria ler.
Algum tempo depois, Johnson foi promovida à posição de executiva na Fidelity Management and Research (FMR). Treze anos após ingressar na função, em 2001, assumiu a presidência da FMR.
Durante quatro anos, ela foi a responsável por gerir o braço de investimentos do grupo, que também possui atuação na área de serviços.
Em 2005, Abigail se tornou a chefe do setor de varejo da multinacional, sendo responsável ainda pelas questões institucionais envolvendo a empresa.
A executiva ocupou tal posição na gigante de investimentos da América do Norte por oito anos, quando, em 2013, assumiu provisoriamente o cargo de presidente da Fidelity Investments.
Cargo que ocupou por apenas um ano, contudo, naquele ano ainda Abigail foi nominada CEO da multinacional de fundos mútuos.
Liderança de Abigail Johnson
Dois anos após assumir o posto de diretora executiva da Fidelity Investments, Johnson, em 2016, se tornou presidente da multinacional, assumindo o cargo que era ocupada por seu pai no período.
Entre os objetivos da empresária quando assumiu a posição, o de maior destaque era o de modernizar a atuação da empresa.Nessa busca, Abigail voltou seus esforços para compra de criptomoedas, sendo que, em 2018, a Fidelity lançou uma ferramenta para investidores institucionais que buscam negociar éter e bitcoin.
Não à toa, Abigail Johnson é uma das gestoras mais respeitadas de seu setor. Para entender a importância de uma figura de liderança dentro de um grupo, leia o artigo da Suno sobre o assunto.