Biografia de Alisher Usmanov
Quem é Alisher Usmanov
Alisher Usmanov é um magnata russo conhecido principalmente por sua atuação no setor de mineração, sendo o investidor com a maior porcentagem de ações na Metalloinvest e dono da USM Holdings. Os doi conglomerados atuam nos ramos de mineração, telecomunicação, mídia e tecnologia.
Além disto, Alisher Usmanov também é destacado por sua carreira como investidor, especialmente a empresas ligadas ao campo digital. O executivo foi um dos primeiros a colocar dinheiro em empresas como Facebook e Alibaba.
Não à toa Alisher Usmanov está entre as pessoas mais ricas do mundo segundo a Forbes 2019. O magnata russo tem uma fortuna estimada em US$ 12,6 bilhões. Montante que o coloca na 106ª posição do ranking.
Formado em direito internacional, os maiores destaques da carreira profissional de Alisher estão ligados ao setor empresarial, especialmente em relação à USM Holdings e à Metalloinvest.
Além disto, Usmanov é conhecido por sua ligação com o futebol. Até 2018, o executivo possuía 30% do Arsenal, uma das maiores equipes da Inglaterra. Na época, ele vendeu sua participação por US$ 700 milhões. Posteriormente o bilionário russo também se tornou acionista do Everton, outra equipe do futebol inglês.
Trajetória de Alisher Usmanov
Alisher Burkhanovich Usmanov nasceu no dia 9 de setembro de 1953 na cidade de Chust, que pertencia à União Soviética e hoje é parte do Uzbequistão.
Filho de um promotor público, Usmanov passou a maior parte da infância e juventude em Tashkent, capital do Uzbequistão e onde seu pai vivia.
Após terminar seu ensino de base, Usmanov se mudou para Moscou. Foi na capital russa que ele se formou em direito internacional pelo Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou na década de 70.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book e aprenda a investir no exterior.
Após terminar a graduação, Alisher retornou a Tashkent para ocupar o posto de diretor da Associação Econômica Estrangeira do Comitê Soviético da Paz. No início dos anos 80, o magnata foi preso, acusado de ter roubado propriedades do estado socialista. Com o fim da URSS, as acusações sobre ele foram retiradas.
Ele é conhecido por ser próximo de pessoas como o presidente russo Vladimir Putin e de Roman Abramovich, magnata russo dono da equipe de futebol inglesa Chelsea.
Além disto, Usmanov é destaque por sua lista de mansões e por ter sido esgrimista pelo Uzbequistão.
Negócios de Alisher Usmanov
Alisher Usmanov atua em diversas frentes do mercado. Contudo, começou a se destacar quando abriu uma fábrica de sacolas plásticas, artigo escasso na antiga URSS.
Em paralelo com o crescimento de sua fortuna, Usmanov inciou um processo de diversificações em seus negócios, além de aumentar seu poder e influência dentro da Rússia. Ele se aproveitou do final da União Soviética, fato que fez surgir diversos oligopólios na região.
Em 2000, assumiu o posto de chefe da Gazprom Investholding, braço de investimentos da multinacional Gazprom. O empresário ocupou a função até 2014.
Usmanov tem como destaque sua atuação dentro da USM Holdings e da Metalloinvest, grupos no qual ele possui 100% e 60% de participação, respectivamente.
A Metalloinvest é uma das empresas mais fortes do mercado de aço da Rússia. Enquanto a USM Holdings, detém suas atividades voltadas à minérios e empresas de internet.
Usmanov também é acionista, desde 2009, da Mail.Ru Group, negócio que possui ou possuiu participação em grandes empresas do ramo digital, como: Facebook, Twitter, ZocDoc, AirBnb, Groupon, Alibaba, entre outras. Em 2018, o nome da Mail.Ru foi ligada com a Alibaba em uma possível criação de uma joint venture.
O executivo ainda é co-proprietário da MegaFon, segunda maior empresa de telefonia móvel da Rússia.
Não à toa Alisher Usmanov é lembrado como um dos bilionários que nasceram após o fim da URSS. Para entender como funciona o processo de globalização, leia o artigo da Suno sobre o tema.