André Esteves
BilionáriosAté 2015, André Santos Esteves é um banqueiro e ex-CEO do banco de investimentos BTG Pactual, um dos maiores entre os mercados emergentes. Esteves deixou o posto após ser preso na Operação Lava Jato, a mando do então ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.
Antes de ser um dos fundadores do BTG, André Esteves fez carreira no banco Pactual. Ingressou na instituição no final da década de 1980, como analista de sistemas, aos 21 anos, quando estava na faculdade.
Poucos anos mais tarde, tornou-se sócio da empresa. Em 2006, o grupo suíço UBS comprou o Pactual, dando origem a UBS Pactual – com Esteves a frente das operações.
Após trajetória no Banco Pactual, André Esteves se juntou a um grupo de sócios e criou a BTG Investments – empresa com cultura similar ao do banco Pactual.
Vindo de uma família de classe média e criado somente pela mãe, André Esteves já foi citado pela Forbes – de acordo com o site da versão norte-americana da publicação, hoje ele possui patrimônio de US$ 2,1 bilhões.
Biografia de André Santos Esteves
Natural de uma família do bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, André Santos Esteves nasceu em 1968.
Criado apenas pela mãe, cursou Ciência da Computação e Matemática, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Começou a carreira no mercado financeiro em 1989, como analista de sistemas no banco Pactual, criado no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, Esteves se tornou sócio da instituição financeira.
Após ser comprado pelo grupo suíço UBS e renomeado para UBS Pactual, o empresário tornou-se diretor da instituição. Porém, em 2007, André Esteves foi nomeado chefe global da área de renda fixa do UBS Investment Bank.
Cerca de um ano depois, o empresário deixou o UBS Pactual e, com um grupo de nove sócios-fundadores, criou a BTG Investments.
Em 2009, a nova empresa fechou a aquisição da UBS Pactual – surgia o BTG Pactual, banco de investimentos que atua nos mercados de investment banking, wealth management e global asset management.
Desde o surgimento, o banco de investimentos esteve em uma crescente: além do alto valor em ativos sob gestão (mais de R$ 300 bilhões), conta com 245 sócios e mais de 3 mil funcionários, distribuídos em 20 países.
Mas, em dezembro de 2015, André Resende renunciou ao cargo na empresa após ser acusado de obstrução à Justiça na Operação Lava Jato – ele foi preso e solto em seguida por falta de provas.
Hoje, o executivo ainda é sócio da BTG Pactual e apoia instituições como a Universidade de São Paulo (USP), o Museu de Arte de São Paulo, o Hospital do Câncer de Barretos, a Conservation International e faz doações a Harvard Business School, permitindo a renovação da residência usada por muitos estudantes estrangeiros, especialmente brasileiros.
Ao longo da trajetória profissional, André Esteves já foi condecorado com diversos títulos, entre eles: CEO do Ano pela revista IstoÉ Dinheiro (2011), personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (2012) e pela Câmara Brasileira de Comércio do Reino Unido, em 2014.
Fotos de André Esteves