Carlos Alberto Sicupira
BilionáriosCarlos Alberto Sicupira é um empresário carioca que, ao lado de Marcel Herrmann Telles e João Paulo Lemann, controla a gigante 3G Capital.
Aos 70 anos de idade, Carlos Alberto Sicupira possui patrimônio estimado em US$ 12 bilhões de acordo com o ranking 2018 da Forbes – ocupa o quarto lugar entre os brasileiros.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, assim como seus dois sócios, e formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é tido como um homem que gosta de apostar em talentos jovens para os negócios.
A carreira ao lado de João Paulo Lemann teve início em 1973, quando foi convidado, pelo empresário, para fazer parte do time da corretora Garantia.
Ao lado de Marcel Herrmann Telles, os três uniram força e expertise e transformaram a corretora em um banco de investimentos.
Biografia de Carlos Alberto Sicupira
Casado e pai de três filhas, Carlos Alberto Sicupira nasceu em 1 de maio de 1948, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Pelos mais íntimos, é chamado apenas de Beto.
Formou-se em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é diplomado na Harvard Business School (Estados Unidos).
Em 1973, foi convidado por João Paulo Lemann para trabalhar na Garantia, corretora que o empresário havia aberto no Rio de Janeiro, em 1971.
O tino para negócios de Sicupira e dos amigos Lemann e Telles, abriu os horizontes da corretora Garantia, que agora se tornara um banco de investimentos – e os três sócios.
Com o sucesso do banco, era hora de crescer mais: em 1982, adquiriram a varejista lojas Americanas. Em 1989, o grupo de sócios investiu e comprou a primeira cervejaria: a Brahma, maior fabricante da bebida no Brasil àquela época.
Dez anos mais tarde, era hora de dar mais um passo rumo ao domínio do mercado mundial. Para tal, adquiriram a Antarctica e, consequentemente, eles criassem a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).
O empreendedorismo notavelmente faz parte da trinca de sócios, mas foi Carlos Alberto Sicupira o maior entusiasta de trazer para território brasileiro o Instituto Empreender Endeavor, em 2000, de acordo com reportagem da Época Negócios. A entidade, sem fins lucrativos, promove o empreendedorismo em países em desenvolvimento.
Em 2004 nasceu a 3G Capital, especializada em private equity – a força do grupo brasileiro foi logo noticiada com a compra da empresa belga, produtora de cerveja, Interbrew.
A fusão da AmBev com a Interbrew deu origem InBev, maior fábrica de cervejas do mundo.
A InBev expandiu ainda mais o poder no mercado de bebidas ao comprar, em 2008, a Anheuser-Busch, responsável pela Budweiser, cerveja mais vendida dos Estados Unidos.
Com isso, a InBev tornou-se a maior produtora desse tipo de bebida no mundo.
Entre os anos de 2010 e 2013, a 3G Capital expandiu o catálogo de produtos ao adquirir o Restaurant Brands International (proprietário das redes de fast food Burguer King e cafeteria Tim Hortons) e a Kraft Heinz (do ketchup Heinz).
Segundo levantamento da Forbes de 2018, Sicupira e os outros dois sócios da 3G Capital têm patrimônio estimado em US$ 53,4 bilhões. Além da fortuna e sagacidade na hora de fundir empresas, Carlos Alberto Sicupira e os sócios mantêm em comum a discrição e aversão a entrevistas.
Fotos de Carlos Alberto Sicupira