Biografia de David Geffen
Quem é David Geffen
David Geffen tem participação na fundação de importantes gravadoras, como: Asylum Records, Geffen Records e DGC Records. Também é um dos fundadores do estúdio de cinemas DreamWorks, e um investidor de sucesso.
Além de sua atuação empresarial, David Geffen é conhecido por suas atividades ligadas a filantropia e seu gosto por arte e artigos de luxo.
David Geffen também está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a lista da Forbes 2019, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 7,8 bilhões. Montante que o coloca como a 187ª no ranking da publicação.
Trajetória de David Geffen
David Lawrence Geffen nasceu no dia 21 de fevereiro de 1943, em Nova York, Estados Unidos. Durante a juventude, frequentou a New Utrecht High School, instituição na qual terminou o ensino médio no final dos anos 50.
Geffen chegou a ingressar em três faculdades, sendo que estudou por um tempo na Universidade do Texas, no Brooklyn College e no Santa Mônica College. Contudo, não encerrou sua formação em nenhuma das três. O empresário alega que tinha dificuldade com aprendizado.
Foi em seu período no Santa Mônica College que ele começou a ter seu primeiro contato com o ramo do entretenimento. Principalmente quando começou a trabalhar na sala de correspondência da agência de talentos William Morris Agency.
Em pouco tempo na empresa, Geffen assumiu o posto de agente. Seu rápido crescimento na área fez com que pessoas do meio lhe convencessem de criar sua própria gravadora e aproveitar o processo de globalização da música.
Quer se tornar um investidor de sucesso? Veja 5 amostras grátis do conteúdo da Suno.
Em 1970, David fundou seu primeiro negócio, a Asylum Records. O nome fazia referência à filosofia implementada pelo negócio em buscar agenciados que tinham dificuldades em conseguir parcerias com gravadoras.Entre os clientes do negócio, destaque para nomes como a banda Eagles e o cantor Bob Dylan.
Dois anos mais tarde, em 1972, o grupo foi vendido para Warner Communications (que viria a se tornar a Warner Records posteriormente). Geffen permaneceu na liderança do grupo até 1975, quando deixou sua posição para assumir o cargo de vice-presidente da área de cinemas da Warner Bros.
David Geffen e a descoberta de um câncer
Em 1977, ele recebeu um diagnóstico médico de que tinha câncer, e com a notícia, decidiu se aposentar. Contudo, em 1980, um novo exame revelou que aquele diagnóstico estava errado, o que fez com que ele voltasse para o mercado.
Naquele mesmo ano, o empresário abriu a Geffen Records. Seu primeiro cliente no novo negócio foi Donna Summer. Entretanto, o grande salto da gravadora foi ao fazer parceria com John Lennon.
O acordo prosperou porque o empresário foi um dos poucos que aceitou o contrato do ex-Beatles,para produzir o álbum Double Fantasy sem ouvir o material antes, dada a confiança que tinha no artista. Ainda em 1980, John Lenon foi assassinado. A morte fez com que as vendas do seu último álbum aumentassem.
O negócio no ramo musical seguiu crescendo nas décadas seguintes. Em 1995, David deixou a gestão da gravadora.
Além de sua carreira ligada a gravadoras musicais. O nome de Geffen também é associado ao cinema. O empresário é fundador da Geffen Film Company, estúdio responsável por filmes como Beetlejuice.
Além disso, em 1994, ele foi um dos fundadores do estúdio DreamWorks, junto com Steven Spielberg, negócio em que atuou até 2008.
Outros negócios de David Geffen
Além de ser um nome conhecido na área do entretenimento, o executivo tem destaque também em questões ligadas a filantropia. O empresário é responsável por grandes doações à Universidade da Califórnia.
Geffen também é lembrado como colecionador de arte contemporânea. Além disto, em 2017, ele prometeu doar US$ 150 milhões ao Museu de Artes do Condado de Los Angeles.
David Geffen segue conhecido como um dos principais estrategistas do ramo do entretenimento. Para saber como funciona a elaboração de uma estratégia de crescimento, leia o artigo da Suno sobre o tema.