Biografia de Gordon Getty
Quem é Gordon Getty
Gordon Getty faz parte de uma das famílias mais ricas e tradicionais dos Estados Unidos, sendo que por algum tempo ele foi dono do maior patrimônio do país da América do Norte. Gordon também é conhecido por suas ações como músico, investidor, empresário e filantropo.
Durante muitos anos a família de Gordon Getty foi dona de uma das empresas de combustível mais importantes, a Getty Oil. Vendida na década de 80 para a Texaco em uma transação envolvendo bilhões.
Gordon está na lista das pessoas mais ricas do mundo do ranking da Forbes em 2018. O empresário ocupa a 1157ª, com uma fortuna estimada em 2,1 bilhões de dólares.
A Getty Oil foi criada em 1942, pelo seu pai, o magnata do petróleo J. Paul Getty.
Mesmo com o rápido sucesso do negócio, Gordon inicialmente seguiu caminhos distintos ao seu pai. Se formando em música no San Francisco Conservatory of Music.
Porém, para agradar a J. Paul, o músico de formação começou a trabalhar no negócio da família.
Em 1976, seu pai faleceu. Gordon ficou responsável então por assumir o controle da empresa.
Nove anos mais tarde, em 1985, ele tomou a decisão de vender a Getty Oil por 10 bilhões de dólares para a Texaco.
Desde então Gordon dedicou seu tempo a outras atividades, em especial, a música.
O bilionário também é fundador da The Getty Foundation, sendo que, em 2002, ele doou uma quantia milionária a organização.
Sua história e trajetória na música viraram filme em 2015, o “Gordon Getty: There Will Be Music”. A película foi dirigida por Peter Rosen, sendo que a trilha sonora é composta pelo próprio Gordon.
Biografia de Gordon Getty
Gordon Peter Getty nasceu no dia 20 de dezembro de 1933, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.
Gordon é o quarto filho do magnata J. Paul.
Durante a juventude ele frequentou a escola St. Ignatius College Preparatory. Foi no período que começou a gostar de música, em especial, clássica.
Em paralelo seu pai inaugurava a Getty Oil.
Gordon havia decidido seguir carreira musical, sendo que concluiu a faculdade de música, porém o rápido crescimento econômico da rede aliado ao desejo do pai fez com que ele entrasse para empresa.
Após a morte do seu pai, em 1976, Gordon se tornou o responsável pelo grupo.
Em 1983, a revista Forbes o colocou como a pessoa mais rica dos Estados Unidos. Na época o empresário tinha um patrimônio avaliado em 2 bilhões de dólares.
No ano de 1986, ele foi o principal responsável pela venda do grupo da família para a Texaco.
Após encerrar sua atuação, Gordon começou a dedicar seu tempo a novos projetos.
Sua figura é mais conhecida no universo musical do que empresarial. Sendo respeitado como um dos grandes estudiosos da música clássica, além de ser o compositor de operas de sucesso, como: Plump Jack e Joan and the Bells.
Getty também tem carreira como professor na área.
Ele e sua esposa, Ann Gilbert, contribuem nos trabalhos da organização The Getty Foundation. Organização para qual destina parte de suas finanças pessoais em prol do funcionamento das ações.
Ainda que seu principal foco esteja em outras áreas, Gordon Getty é respeitado no ramo empresarial.