Janguiê Diniz
Quem é Janguiê Diniz
Janguiê Diniz é fundador e presidente do grupo Ser Educacional, uma das maiores empresas voltadas para o ensino superior do Brasil, sendo o maior grupo de ensino da região Nordeste. Desde 2013, a instituição criada por Janguiê tem suas ações negociados na bolsa de valores.
Desde 2016, Janguiê Diniz é presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).
Diniz é formado em direito e letras. Ainda no campo acadêmico, o executivo possui pós-graduação nas áreas de direito trabalhista e direito coletivo.
Durante a década de 90, Jânguie atuou como juiz. Porém, seu principal foco foi ligado ao campo acadêmico, atuando como professor e promovendo cursos.
Em 2003, o empresário fundou sua principal marca. O Ser Educacional, marca que conta com instituições como UNINASSAU e a Faculdade Joaquim Nabuco.
Com mais de dez anos de existência, a holding de Diniz se tornou o maior grupo de ensino superior do Nordeste.
Trajetória Janguiê Diniz
José Janguiê Bezerra Diniz nasceu no dia 21 de março de 1964, na cidade de Santana dos Garrotes, interior do estado da Paraíba, Brasil.
Com seis anos de idade, Janguiê se mudou com a família para cidade de Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul. Dois anos depois, ele abriu seu primeiro ‘negócio’, quando comprou uma caixa de engraxate.
Em 1978, a família de Diniz se mudou para Recife, na capital pernambucana ele concluiu o segundo grau, sendo que trabalhava durante o dia e estudava a noite.
No início da década de 80, Janguiê ingressou no curso de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No início de sua graduação, Diniz trabalhou no escritório de um tio.
A experiência deste período contribuiu para que ele abrisse uma empresa de cobrança.
Ainda durante a década de 80, Janguiê se formou em letras na Unicap.
Em 1992, Diniz se tornou juiz togado do trabalho. Em paralelo, ele era professor de letras na Faculdade de Olinda.
Um ano depois, em 1993, Janguiê se tornou professor titular da UFPE.
Em 1994, Janguiê fundou o Bureau Jurídico, negócio voltado para promover cursos preparatórios para concursos públicos.
Em um curto período, o negócio obteve destaque e se tornou referência na região, atraindo pessoas de todo o país.
Ainda na década de 90, Diniz também começou a promover congressos na área jurídica.
Em 1998, o executivo fundou o BJ Colégio e Curso, empresa voltada educação infantil e cursos pré-vestibular.
Cinco anos mais tarde, em 2003, Diniz fundou o Grupo Ser Educacional.
Janguiê Diniz e o Ser Educacional
Em 2003, além de criar a marca Ser Educacional, Janguiê fundou, em Recife, a UNINASSAU.
Quatro anos mais tarde, em 2007, foi criada a Faculdade Joaquim Nabuco, outro instituto que faz parte de grupo Ser Educacional. Nas duas instituições, Diniz trabalhou e trabalha como reitor e professor.
Nos anos seguintes, a marca criada por se Janguiê espalhou por grandes cidades do Nordeste do Brasil e em outros capitais do país.
Em 2013, o negócio de ensino ‘chegou’ ao Sudeste, com a aquisição da Universidade de Guarulhos.
O grupo se tornou uma das maiores empresas ligadas ao ensino superior do país. Possuindo mais de 60 unidades espalhadas pelo país. Além de possuir cerca de 150 mil unidades.
Jânguie Diniz também foi responsável por colocar as ações do grupo na Bolsa de Valores, se tornando o acionista controlador do Ser Educacional. Para entender o papel de um acionista controlador dentro de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Janguiê Diniz