Biografia de Jim Simons
Quem é Jim Simons
Jim Simons é presidente simbólico e membro do conselho do Renaissance Technologies, um dos fundos de investimentos mais rentáveis da história. Jim também é conhecido pelo seu modelo de investimento. Sua aplicação de métodos quantitativos para operação de mercado e seu sucesso na posição gestor o colocam no posto de mito para o setor.
Jim Simons também é conhecido por sua trajetória acadêmica. Além de sua atuação como filantropo.
O sucesso do modelo de Simons no mercado financeiro o colocou na lista de bilionários da Forbes.
No ranking da revista Forbes, Jim Simons ocupa a 52ª posição entre as pessoas mais ricas do mundo em 2018, com uma fortuna estimada em 20 bilhões de dólares.
Aos 20 anos de idade, Jim se formou em matemática.
Durante três décadas, seu foco principal foi o campo de pesquisas da área, em especial à assuntos relacionados a geometria e topologia.
Suas ideias e pesquisas no meio o colocaram como um “gênio da matemática” para diversos especialistas.
Em 1988, com 50 anos de idade, Simons fundou o Renaissance Technologies.
Um fundo hedge especializado em fundos quant.
O mais antigo produto do Renaissance é o Medallion Fund, frente que obteve os resultados mais expressivos do grupo na história.
Jim foi o líder da organização durante 20 anos.
No período ele conseguiu fazer com que o Renaissance se tornasse um dos maiores do ramo, além de obter uma média de retorno alta.
Boa parte do modo em que é aplicado o modelo de investimentos feitos pelo grupo é segredo.
Sua formação é composta por pessoas de diversas áreas, e a utilização de softwares para execução dos investimentos é comum em seu negócio.
Simons, mesmo aposentado, ainda faz parte da empresa e seu nome causa comoção na área, sendo que sempre está em listas de investidores de sucesso.
Trajetória de Jim Simons
James Harris Simons nasceu no dia 25 de abril de 1938, na cidade de Brookline. estado de Massachusetts, Estados Unidos.
Em 1958, Jim se graduou em matemática pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. Três anos mais tarde ele conseguiu o título de PHD na área pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
Na área da educação ele atuou como professor em faculdades do porte de Havard e MIT.
Deu suporte na Agência Nacional de Segurança estadunidense na década de 60.
Além de conquistar diversos prêmios de relevância no meio.
Simons também é fundador da organização Math for America, projeto que visa melhorar o ensino de matemática nas escolas públicas dos Estados Unidos.
No final da década de 80 Jim voltou sua atenção ao mercado financeiro.
A criação e manutenção do fundo Renaissance Technologies era seu objetivo.
O Medallion Fund foi a frente que obteve maior sucesso em seu período na gestão do grupo.
Investindo em treasuries, commodities, derivativos e câmbio, o fundo rendeu 2480% aos seus cotistas no período de 1989 até 1999.
Outro marco da gestão de Jim foi na crise da bolsa de 2008.
No período em que praticamente todos do mercado tiveram prejuízo, o Renaissance apresentou 2,5 bilhões de dólares em lucro. 80% do valor se deve a Medallion.
Simons apostou em uma equipe formado majoritariamente por pessoas sem carreira em Wall Street e aliou isso ao método quantitativo.
Não à toa é considerado um dos principais nomes quando se toca no assunto.
A implementação do “high frequency” é outro ponto que deu retorno em sua gestão.
Em 2009, ele deixou a liderança do grupo. Seu objetivo na época era ganhar mais tempo para se dedicar a outras áreas. Incluindo a instituição social The Simons Foudation.
Mesmo deixando o protagonismo da Renaissance, Jim Simon continua sendo um dos maiores nomes do meio. Seu sucesso faz com que alguns especialistas o coloquem no patamar de megainvestidores como Warren Buffett e George Soros.