John Maynard Keynes
EconomistasQuem é John Maynard Keynes
John Maynard Keynes é um dos economistas mais importantes da história, além disso ele é considerado para boa parte das estudiosos do meio como o precursor do conceito de macroeconomia. John também foi bastante influente na elaboração de planos para que o estado conseguisse reverter crises econômicas, seus conceitos serviram como base para construção da política econômicas de vários países no ocidente após a Segunda Guerra Mundial.
O trabalho de John Maynard Keynes se tornou um dos modelos mais utilizados em governos com problemas econômicos. A economia Keynesiana, como ficou conhecido o conjunto de suas ideias, é uma das grades obras da filosofia protecionista.
Keynes é formado em matemática.
Seu professor, Alfred Marshall, foi o grande responsável por instigar o interesse de John Maynard em economia.
Em 1908, John Maynard assumiu a função de professor no King’s College de Cambridge. Também no período ele se tornou influente no Economic Journal.
Keynes também trabalhou no Tesouro Britânico. Época em que aprofundou seus estudos pelas questões monetárias.
Em 1936, o economista lança sua obra de maior renome, o “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”.
A partir das ideias do ensaio, surge o modelo Keynesiano.
A teoria de John Maynard Keynes serviu como base de estrutura de uma série de governos. Sendo que suas ideias protecionistas foram utilizadas nos planos de governo de presidentes como: Fraklin Delano Roosevelt e Barack Obama, ambos dos Estados Unidos.
O entendimento de Keynes sobre crise financeira contribuiu para reestruturação econômica de algumas nações desenvolvidas.
John Maynard faleceu no dia 21 de abril de 1946, aos 63 anos de idade.
Carreira de John Maynard Keynes
John Maynard Keynes nasceu no dia 5 de junho de 1883, na cidade de Cambridge, Reino Unido.
Em 1905, ele se formou em matemática pelo King’s College, da Universidade de Cambridge.
Foi em seu período na faculdade que ele conheceu um dos principais personagens de sua história, o professor e e economista Alfred Marshall.
Em 1906, um ano após se formar, Keynes se mudou para Índia, no país asiático ele atuou no serviço administrativo britânico.
Da experiência surgiu seu primeiro livro. O “Indian Currency and Finance” (1913).
Após sua experiência na Índia John Maynard se tornou professor em Cambridge em 1909.
Em 1915, Keynes deixou seu cargo na faculdade para trabalhar no Tesouro Britânico. Sua principal função na instituição foi a de prepara a equipe do país que participaria do Tratado de Versalles.
Porém, ele não concordou com o desfecho do acordo. Tanto que escreveu “As Consequências Econômicas da Paz” (1919), após tal experiência.
Ainda sobre o tema, John Maynard escreveu “A Revision of the Treeaty” (1922).
Mesmo longe do Tesouro, Keynes voltou seus estudos para questões monetárias. Ainda mais após a grande depressão da bolsa de Nova Iorque.
O estudioso passou boa parte da Segunda Guerra Mundial estudando sobre os efeitos que ela causava no mundo e, em especial, na economia.
Tanto que em 1940, publicou o artigo “Como Pagar a Guerra”.
A influência de John Maynard no período foi tanta que na década de 40 ele foi nomeado como barão. Em 1942, ele ingressou na Câmara dos Lordes.
No final da vida ele ainda exerceu influência na política econômica de seu país nas funções de diretor do Banco da Inglaterra e assessor do ministro do Tesouro.
Em 1944, Keynes presidiu a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods.
John Maynard Keynes e o seu modelo
A obra de John Maynard como um todo é uma das mais importantes do século XX.
Porém, seus artigos e livros sobre o sistema monetário e a saúde financeira de uma nação tiveram impacto maior na prática.
O pensamento Keynesiano serviu para que estados compreendesse a importância de ter equilíbrio em momentos de crise financeira.
Principalmente na questão do desemprego, na qual ele defendia que os efeitos negativos que tal cenário causa no consumo privado só poderia remediar-se incrementando o gasto público em períodos de recessão.
Deixando a ideia de arrochos monetário em questionamento.
John Maynard Keynes se posiciona ao lado de nomes importantes da história da economia, como o de Adam Smith.
Fotos de John Maynard Keynes