Jorge Paulo Lemann
BilionáriosQuem é Jorge Paulo Lemann
Jorge Paulo Lemann é o dono da maior cervejaria do mundo, Ab InBev, e sócio do 3G Capital, que é controlador de redes como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz. E, em conjunto com seus sócios de longa data, Marcel Telles e Beto Sicupira, é conhecido por balançar o mercado internacional com ações firmes e de sucesso. Não à toa ganhou o respeito do homem que seja provavelmente o maior investidor da história, Warren Buffett.
De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Jorge Paulo Lemann é a 29ª pessoa mais rica do mundo e primeiro do Brasil, com uma fortuna estimada de US$ 27,4 bilhões.
Lemann também é conhecido por sua parceria com Buffet, como na compra H. J. Heinz Company em 2015, por US$ 23,2 bilhões, na qual ambos são sócios.
As relações de Lemann com megainvestidores mundiais, como é o caso de Buffett, se tornaram um marco na visão que o mercado tinha do bilionário brasileiro, tanto que a Forbes lhe concedeu o Título de “Conquistador da América”.
Um título que faz jus a um império de ações e negócios no qual estão empresas como a já citada Ab InBev e a gestora 3G Capital, responsável pela compra do Buger King e da Heinz.
Lemann é o homem mais rico do Brasil e segundo da Suíça, país que reside.
Sua empresa, a AB InBev, é responsável pela fabricação de cervejas como: Skol, Brahma, Bohemia, Antarctica, Norteña, Quilmes, Corona, Stella Artois, Bud Light e Budweiser. As duas últimas da lista inclusive são, respectivamente, a terceira e a quarta marcas mais vendidas no mundo.
Biografia de Jorge Paulo Lemann
Lemann nasceu no dia 26 de agosto de 1939, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é filho do imigrante Paul Lemann, que chegou ao Brasil na década de 20, e de Anna Yvette Truebner, brasileira filha de suíços.
O “Conquistador da América” iniciou seus estudos na Escola Americana do Rio de Janeiro, onde ficou até terminar o colegial, quando se mudou para os Estados Unidos para ingressar na faculdade de economia na Universidade Harvard.
Após o término da faculdade, no início da década de 60, o homem mais rico do Brasil se mudou para Genebra na Suíça, onde estagiou no banco Credit Suisse.
Período fundamental para que o bilionário entendesse melhor as oscilações e nuances do mercado financeiro.
Lemann voltou ao Brasil no final da década de 60. Seu primeiro negócio que gerou frutos foi o banco Garantia.
Se baseando na cultura de meritocracia, o modelo do projeto era: pagar salários abaixo do mercado, porém os bônus podiam chegar a salários extras, se os funcionários batessem suas metas.
Dois funcionários se destacaram de forma tão notável nesse período, que viraram parceiros de Lemanm. Foram eles: Marcel Telles e Beto Sucupira.
O trio mudou de forma radical o mercado brasileiro, principalmente por tomadas de decisões assertivas e seguras.
Em 1982 o trio adquiriu as Lojas Americanas; no ano de 1989 impactaram o mercado nacional criando a São Carlos Empreendimentos, empresa do ramo de investimentos e administração de imóveis comerciais.
Também em 1989 compraram a cervejaria Brahma que dez anos depois, se juntaria dom q cervejaria Antarctica, dando início assim à Ambev.
Em 2004 a Ambev deu seu primeiro passo internacional ao se fundir com a cervejaria belga Interbrew.
Assim surgia a InBev, que quatro anos mais tarde se tornaria a maior rede de cervejas do mundo ao comprar a americana Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser.
O faturamento da Ambev –principal negócio do homem mais rico do Brasil -, a coloca entre as empresas mais eficazes do mundo.
O homem mais rico do Brasil e suas raquetadas
Jorge Paulo Lemann sempre foi apaixonado pelo tênis, tanto que foi pentacampeão brasileiro e chegou a disputar a Copa Davies pela Suíça em 1962. A tática de aliar potência de decisão com paciência foram dogmas que o economista levou para seus negócios.
Fotos de Jorge Paulo Lemann