Luciano Hang
EmpreendedoresQuem é Luciano Hang
Luciano Hang é um dos fundadores da Havan, rede de lojas de departamentos que se destaca pelo faturamento bilionário e conta com mais de 15 mil funcionários.
Além de empreendedor, Luciano Hang também é conhecido por sua popularidade nas redes sociais. Teve grande notoriedade durante a corrida presidencial do Brasil de 2018.
O empresário ainda está na lista da Forbes de 2019 das pessoas mais ricas do mundo. Segundo a revista, Luciano Hang tem uma fortuna estimada em US$ 2,2 bilhões. O montante o coloca na 1057ª posição do ranking.
Luciano Hang nasceu no dia 11 de outubro de 1963, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Filho de operários que trabalhavam na indústria têxtil, Hang era habituado a esse setor desde cedo.
Durante a infância e juventude, estudou na Escola Básica XXIII e no Colégio Cônsul Carlos Renaux. Antes de terminar o colegial, com 17 anos, Hang foi contratado para trabalhar na mesma empresa em que os pais eram funcionários.
Ele fez o curso tecnólogo em processamento de dados da Universidade Regional de Blumenal ao mesmo tempo em que trabalhava.
No anos 80, ao perceber o crescimento do número de turistas que buscavam roupas e tecidos, Luciano e Vanderlei de Limas, seu sócio na época, decidiram abrir uma loja voltada para esse segmento. Assim, em 1986 foi criada a Havan, cujo nome provém da mistura dos nomes dos dois fundadores.
Posteriormente, Hang compraria a parte de Vanderlei no negócio, se tornando o único dono.
O crescimento de negócio e a venda de novos produtos fizeram com que, em 1989, a empresa mudasse para uma sede maior. Em 1995, dado o nível de expansão da empresa, foi inaugurada a primeira filial da Havan, na cidade de Curitiba.
Nessa mesma época, as lojas começam a ser padronizadas de maneira que seus prédios lembrassem a Casa Branca, sede do Poder Executivo dos Estados Unidos. Além disso, foi implantada a primeira réplica da Estátua da Liberdade, outro ícone que viraria símbolo da loja.
Em 1999, a empresa passou por uma de suas maiores reformulações. Percebendo uma tendência do mercado, o executivo transformou a Havan em um negócio voltado para o segmento de lojas de departamentos.
Quatro anos mais tarde, em 2003, o grupo lançou seu e-commerce.
Em 2013, o grupo de Hang iniciou o projeto de expansão das lojas para outras regiões do país. Em 2017, a Havan alcançou a marca de 100 lojas espalhadas pelo país, reforçando sua posição como a principal marca do segmento no Brasil. A expectativa do empresário é que este número dobre até 2022.
Personalidade de Luciano Hang
Hang apareceu pela primeira vez ao público geral em 2016, quando surgiu o boato de que pessoas próximas aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff seriam donas da Havan.
Para desfazer esta ligação da marca com a imagem de políticos, o executivo investiu em publicidade e colocou seu rosto em todas as propagandas do grupo. Após tal acontecimento, Hang se tornou uma pessoa popular fora do setor empresarial, principalmente nas redes sociais.
Em 2018, ele ganhou os holofotes ao fazer campanha aberta ao candidato do Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em outubro do mesmo ano.
Na época, o empresário causou polêmica ao aparecer em vídeo em que incentivava seus funcionários a votar em Bolsonaro. Ele sugeria que a empresa seria obrigada a fazer demissões caso não o fizessem e um opositor vencesse o pleito.
O negócio de Luciano Hang em um modelo em que uma empresa vende diretamente aos consumidores, conhecido como business to consumer (B2C). Para entender como funciona o B2C, veja o artigo da Suno no link.
Fotos de Luciano Hang