Mukesh Ambani
ExecutivosQuem é Mukesh Ambani
Mukesh Ambani é o presidente da Reliance Industries, empresa mais valiosa da Índia. O conglomerado se destaca como maior produtor das commodities, petróleo e gás do país, e tem atuação nos setores de tecnologia e comunicação. No processo de diversificação dos serviços da empresa, Mukesh foi uma das figuras de maior importância.
Além disto, Mukesh Ambani é o maior acionista do grupo e um dos empresários mais influentes da Ásia. Não à toa é dono de uma das maiores fortunas do mundo.
Segundo o ranking da Forbes de 2018, Ambani possui uma fortuna estimada em 40,1 bilhões de dólares, montante que o coloca na 19ª posição de pessoas com mais dinheiro no globo.
O empresário também é o homem mais rico da Índia, segundo país com maior população do mundo, e 32ª pessoa mais poderosa do planeta.
Mukesh Ambani tem formação em engenharia química.
Ainda na juventude, Mukesh já fazia parte do corpo de funcionários da Reliance Industries, empresa formada por seu pai.
Ambani teve papel fundamental na expansão do grupo para novas áreas de atuação, principalmente em assuntos ligados à tecnologia.
Após a morte de seu pai, em 2002, se tornou dirigente máximo da empresa. Sob sua liderança o grupo investiu também no setor de telecomunicação, especialmente com a criação do serviço telefônico 4G Jio.
O executivo também é dono da franquia Indian Premier League Mumbai.
Mukesh Ambani tem uma mansão avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Uma das propriedades privadas com maior valor do planeta.
Biografia de Mukesh Ambani
Mukesh Dhirubhai Ambani nasceu no dia 19 de abril de 1957, na cidade de Áden, no Iémen. Porém, cresceu em Mumbai, na Índia.
Mukesh é formado em engenharia química pela universidade de Mumbai no início dos anos 70.
Ele também iniciou um MBA na Universidade de Stanford, mas não concluiu para ajudar seu pai, Dhirubhai Ambani, na expansão da PFY – empresa de manufatura que buscava atuar em novas áreas.
O empresário teve liberdade em todo seu período no grupo, e isto contribuiu para que suas ideias fossem executadas da forma que ele planejava.
Dhirubhai sofreu um infarto na década de 80. Com isto Mukesh e seu irmão, Amil, assumiram a liderança da holding.
Foi neste período que foi criada a Reliance Communications Limited, braço do grupo focado na iniciativa de tecnologia da informação e comunicação.
Também no período, Ambani liderou a construção da petroquímica de Patalanga.
Foi a época em que o grupo começou a investir de forma pesada no campo da petroquímica e petróleo.
Em julho de 2002 seu pai faleceu. Na época, ele e seu irmão brigaram pela herança (principalmente pelo fato de Dhirubhai não ter deixado herança), e foi necessário que sua mãe, Kokilaben, intervisse no caso.
Ficou acordado, então, que Mukesh ficaria com o controle da Reliance Industries Limited. E Amil ficou com a Indian Petrochemicals Corporation Limited.
Ambani liderou o grupo na criação da maior refinaria de petróleo da Índia, em Jamnagar.
No início de 2016, Mukesh liderou a Jio na criação de sua própria marca de smartphone, chamada LYF.
No mesmo ano ele desencadeou uma guerra de preços ao lançar o serviço 4G da Jio. Ambani e a Reliance são acusados de inflacionar o preço do gás na Índia.
De qualquer forma, Mukesh Ambani segue sendo um dos empresários mais respeitados do mundo, além de acionista majoritário da empresa de maior valor da Índia.
Fotos de Mukesh Ambani