Paul Singer
InvestidoresQuem é Paul Singer
Paul Singer é o criador do fundo Hedge Elliott Management Corporation (EMC), fundo de investimento que possui mais de três décadas de existência e tem cerca de 35 bilhões de dólares de ativos em sua gestão. Além disso, Paul é criador e CEO da NML Capital Limited, um braço de investimentos da EMC voltado para compras de dívidas.
Paul Singer é conhecido no mercado financeiro como um investidor incisivo em seus negócios e possui atuação em diversos setores, variando de startups de tecnologia até esportes. Porém, foi na compra de dívidas de empresas e do estado que fez boa parte de sua riqueza.
Segundo o ranking de bilionários da Forbes de 2018, a fortuna de Paul Singer é equivalente à 2,9 bilhões de dólares. Montante que o coloca como a 822ª pessoa mais rica do mundo.
Formado em psicologia e, posteriormente, em direito, Singer atua no mercado financeiro desde a década de 70.
Em 1977, ele criou seu próprio negócio, o Elliott Associates L.P. Um fundo de investimentos que abriu com capital próprio.
Após um início complicado, Paul encontrou sua “fórmula” para tornar o negócio rentável.
O investidor direcionou o fundo para comprar título de empresas endividadas e, posteriormente, se tornou famoso por comprar dívidas soberanas, ou seja, adquiria dívidas feitas por governo de países.
Com a prática, ele ganhou a alcunha de capitalista abutre. Termo utilizado para definir investidores de risco do mercado de ações que utilizam métodos duros e impositivos em seus negócios.
Durante a primeira década dos anos 2000, Singer adquiriu títulos de empresas que lhe renderam retornos consideráveis.
Além disso, diversificou suas ações ao comprar parcelas de empresas voltadas para tecnologia.
A revista Fortune o define como um dos “gestores de dinheiro mais eficiente e difícil”, como forma para exemplificar sua capacidade e personalidade.
Em 2018, Paul entrou para um novo ramo ao comprar e assumir o clube de futebol italiano AC Milan.
Trajetória de Paul Singer
Paul Elliot Singer nasceu no dia 22 de agosto de 1944, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.
Em 1966, aos 22 anos de idade, ele se formou em psicologia pela Universidade de Rochester. Três anos mais tarde, em 1969, se especializou pela Harvard Law School.
Em 1974, Paul começou a trabalhar como advogado na divisão imobiliária do banco de investimentos Donaldson, Lufkin & Jenrette.
Foi no período que ele começou a ter maior proximidade com o mercado financeiro.
Em 1977, Singer criou o fundo Elliott Associates com 1,3 milhão de dólares de capital vindos do próprio bolso e de pessoas próximas.
Posteriormente o fundo começou a fazer parte do fundo hedge Elliott Management Corporation.
Na década de 90, Paul começou a negociar títulos de empresas e estados que estavam com dívidas.
Durante a primeira década dos anos 2000, o grande negócio do EMC foi ao assumir o controle da Delphi Automotive, principal fornecedora de peças da General Motors.
O governo dos Estados Unidos pagou mais de 12 bilhões de dólares posteriormente pela empresa.
Paul Singer e a dívida soberana
Durante sua carreira de investimentos, um dos tipos de negócios que chamou a atenção nos investimentos de Paul foram suas compras de dívidas soberanas através da NML Capital Limited.
Sendo que fez negócios com o governo Peruano e da República do Congo.
Porém, seu nome ganhou ainda mais destaque neste tipo de negócio em função da sua relação com o governo da Argentina.
Em um processo que durou quinze anos, ele levou vantagem sobre o país da América do Sul. No negócio, o país pagou 2,4 bilhões de dólares à sua empresa.
Analistas do mercado apontam que Singer utiliza esta prática para evitar investimentos de risco.
Tipo de negócio que fez com que ele perdesse dinheiro no começo de sua carreira no mercado de ações.
O modelo de investimento agressivo de Paul Singer gera debates sobre suas ações. Especialmente pela compra de ações de seu fundo ser direcionadas à dividas.
Fotos de Paul Singer