Biografia de Piero Ferrari
Quem é Piero Ferrari
Piero Ferrari é o filho de Enzo Ferrari, pessoa responsável pela criação da Ferrari, uma marca de automóveis de alto luxo. Dentro da empresa criada por seu pais, Piero ocupa as posições de vice-presidente e acionista da multinacional italiana.
Piero Ferrari também se destaca por ser o único herdeiro do grupo, ocasião que aconteceu após a morte de seu meio-irmão, Dino Ferrari, na década de 50.
Este fato gerou ainda mais destaque sobre o nome de Piero quando a empresa abriu seu capital na bolsa de valores.
No processo, Piero se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo.
Segundo a Forbes 2019, o executivo tem uma fortuna estimada em US$3,3 bilhões. Montante que o coloca na 838ª posição do ranking de bilionários da revista.
Formado em engenharia mecânica, Piero atua na empresa família desde os anos 60, sendo que durante este período ele passou por diversas áreas, incluindo o setor responsável pela Fórmula 1 da Ferrari.
Após a morte de seu pai, Enzo Ferrari, no final dos anos 80, ele se tornou vice-presidente e principal dono da Ferrari.
Trajetória de Piero Ferrari
Piero Lardi Ferrari nasceu no dia 22 de maio de 1945, em Castelvetro di Modena, na Itália.
Piero é filho de Enzo Ferrari, fundador de uma das maiores empresas de carro de luxo do mundo.
Contudo, Piero só foi ter o nome dos pais na década de 90, isto porque os dois se separaram e o divórcio era ilegal na Itália.
O jovem cresceu em sua cidade, Modena. Também foi sua cidade natal que ele se formou como engenheiro mecânico na década de 60, pelo Instituto Fermo Corni.
No final dos anos 60, Piero começou sua trajetória na Ferrari. Na época de forma informal, traduzindo inglês para seu pai.
Em 1970, ele foi contratado oficialmente pela empresa. Sua primeira função no grupo foi como supervisor técnico, com objetivo de identificar e listar equipamentos defeituosos nos carros fabricados.
Quatro anos após sua entrada oficial na empresa, em 1974, Dino foi relocado para dedicada a área de Fórmula 1 da empresa. Sendo que ocupou as posições de co-organizador, além de auxiliar diretores esportivos da equipe.
Na década de 80, Piero deixou a área de Fórmula 1 da empresa, e começou a atuar no campo de produção de carros para estrada.
Em 1988, seu pai, Enzo, faleceu. Na ocasião, Piero se tornou o único herdeiro do grupo, virando assim dono de 10% das ações da empresa. No processo, ele também se tornou vice-presidente do grupo.
Piero Ferrari e o IPO do grupo
Além da posição de vice-presidente da Ferrari, Piero ganhou notoriedade em 2015, quando se tornou bilionário.
Com a entrada da FIAT no grupo, a Ferrari realizou seu IPO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e o detentor de 10% das ações da empresa, tornou-se bilionário.
No início de 2016, Piero se tornou acionista do Grupo Ferreti, com mais de 10% das ações da empresa.
Além disto, a entrada da Ferrari na bolsa de Valores colocou Piero Ferrari na lista de bilionários da Forbes. Para entender como é o funcionamento da bolsa de valores, leia o artigo da Suno sobre o tema.