Biografia de Robert Miller
Quem é Robert Miller
Robert Miller é o co-fundador da Duty Free Shoppers (DFS). É um dos principais acionistas da empresa, que é a maior controladora em comércio livre de impostos em aeroportos do mundo, possuindo atuação em mais de 30 países. Ele também é CEO da Search Investment Group.
Além de sua carreira empresarial, Robert Miller é conhecido por sua trajetória na vela, modalidade na qual detém mais de um recorde.
Com uma fortuna estimada em US$ 4,8 bilhões, Robert Miller é também uma das pessoas mais ricas do planeta. O executivo ocupa a 379ª posição do ranking de bilionários da Forbes 2019.
Formado em administração de hotelaria, o executivo começou a construir seu império no início dos anos 60, quando fundou a Duty Free Shoppers. O empreendimento ganhou popularidade mundial por comercializar produtos isentos de impostos em diversos aeroportos ao redor do mundo.
Miller também é administrador emérito da Asia Society, título por sua contribuição para o desenvolvimento do cenário artístico da região, principalmente de Hong Kong.
Trajetória de Robert Miller
Robert Warren Miller nasceu no dia 23 de maio de 1933, na cidade de Quincy, nos Estados Unidos.
Após concluir o colegial, Miller ingressou no curso de administração com foco em hotelaria, da Cornell University School of Hotel Administration. Concluiu a graduação em 1955.
Sua carreira começou a ganhar destaque nos anos 60 quando ele, junto de Charles Feeney, fundou a DFS Free Shoppers. A primeira loja, a base principal do grupo e a residência do empresário ficam em Hong Kong.
A estratégia da empresa para conseguir vantagem competitiva foi baseada em conseguir comercializar produtos livre de impostos no aeroporto que ligava Hong Kong e o Havaí. Na época, eles conseguiram concessão exclusiva para este projeto.
A estratégia foi bem-sucedida e o grupo conseguiu se expandir. Inicialmente, com lojas localizadas apenas em aeroportos e, posteriormente, tendo pontos fixos, nomeados de Galleria, no centro de grandes capitais do mundo.
Ao longo dos anos, Miller vendeu porcentagens de sua participação na DFS. Mesmo assim, o executivo segue com mais de 30% dos títulos da multinacional.
Desde o final dos anos 90, Robert administra o grupo junto da Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH), que adquiriu a participação de Feeney no negócio.
Miller também é o fundador e presidente da Search Investment Group, empresa de investimentos que é uma das principais acionistas da Ortelius Capital Partners.
Ainda no setor de investimentos, o executivo é diretor conselheiro da Search Alternative Investments Ltd (SAIL).
Robert Miller além dos negócios
Além de sua carreira empresarial, Miller é conhecido por sua carreira na vela. Robert se tornou destaque nessa modalidade esportiva em 1966, quando quebrou se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico em menos de uma semana.
Miller ainda é detentor do recorde de travessia entre Nova York e a Inglaterra. A marca anterior estava a mais de 100 anos sem ser batida. Ele completou o trajeto em pouco mais de 9 dias, o que lhe rendeu também o prêmio Rolex Transatlantic Challenge.
Além deu sua carreira na vela, o empresário é conhecido por seus investimentos em arte.
Robert Miller dedicou boa parte de seu patrimônio pessoal no desenvolvimento do cenário artístico de Hong Kong. Para saber como é definido um patrimônio pessoal, leia o artigo da Suno sobre o tema.