Biografia de Ruben Feffer
Quem é Ruben Feffer
Ruben Feffer é um dos herdeiros da Suzano Papel e Celulose, uma das maiores empresas do gênero do mundo. Ao contrário dos irmãos, ele não está diretamente envolvido na holding familiar.
Ruben Feffer dedica-se à carreira musical. Ele é compositor de trilhas sonoras para o cinema. Um dos último trabalhos de Ruben foi na animação Tito e os Pássaros.
Caçula, Ruben é sócio da produtora musical Ultrassom Music Ideas que, entre outros filmes, compôs a trilha de O Menino e o Mundo, lançado em 2003. É também sócio da Elo Company, que distribuiu filmes.
De acordo como ranking da Forbes em 2019, assim como os outros Feffer, ele tem fortuna estimada em US$ 1,5 bilhão – o patrimônio vem essencialmente da Suzano Papel e Celulose.
Trajetória de Ruben Feffer
Ruben Feffer nasceu em São Paulo. É graduado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Durante a graduação, estagiou na empresa fundada por seu avô e, à noite, exercia o papel de música, tocando em bares.
Ainda na Suzano, chegou ao posto de analista de suprimentos. Mas resolveu deixar o lado executivo para trás – com o apoio da família – para dedicar-se exclusivamente à música.
Então, aos 28 anos de idade, passou a compor trilhas para peças de teatro e para publicidade.
Depois, aventurou-se pelo universo cinematográfico. Na sétima arte, ajudou na produção de trilhas sonoras para longas como Garoto Cósmico, de 2007, e O Menino e o Mundo, lançado em 2013.
Além do trabalho na área musical, duas vezes por mês comparece à reuniões mensais do Conselho de Administração da Suzano, como relatou a revista Veja São Paulo.
O trabalho ganhou projeção internacional com O Menino e o Mundo, que concorreu ao Oscar de melhor animação. Em solo norte-americano, fez a estreia no filme Angie. E, com Tito e os Pássaros, gravou no lendário estúdio Abbey Road, que serviu de base para trabalho dos Beatles.
A formação musical de Ruben Feffer incluiu estudo de piano com Célia Carmona e Maria Manoela Pegano. Além de aprender arranjo e composição com Julio Cesar Figueiredo.
Ruben também já participou do Jazz Piano Summer Program da Manhattan School of Music e do Music Composition for Film and TV da Berklee School of Music, ambos nos Estados Unidos.
Entre as menções honrosas, está o prêmio de melhor trilha no Los Angeles Brazilian Film Festival por Angie.
Ruben Feffer surgiu na lista dos maiores bilionários da Forbes de 2019 com patrimônio de US$ 1,5 bilhão.
A Suzano Papel e Celulose, empresa da família Feffer, tem na liderança do Conselho de Administração David e Daniel. A Suno fez artigos específicos, sobre cada um dos dois. Para conhecer a história de David Feffer, acesse aqui. Já para saber mais sobre a trajetória de Daniel Feffer, clique neste link.