Rubens Ricupero Rubens Ricupero

Rubens Ricupero

Perfil de Rubens Ricupero

Nome Completo Rubens Ricupero
Nascimento 1 de março de 1937
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Direito
Ocupação Jurista
Site Oficial http://www.rubensricupero.com/bio.htm

Biografia de Rubens Ricupero

Quem é Rubens Ricupero

Rubens Ricupero é um jurista, diplomata, ex-Ministro do Meio Ambiente e também ex-Ministro da Fazenda. Exerceu os últimos dois cargos durante o governo de Itamar Franco.

Na política, Rubens Ricupero foi também assessor internacional de Tancredo Neves e assessor especial de José Sarney. Além de representante do Brasil nas Organizações das Nações Unidas (ONU) e embaixador do país nos Estados Unidos.

Sua carreira ficou marcada pelo Escândalo da Parabólica, quando uma falha de transmissão fez vazar uma conversa de Ricupero com um jornalista da rede Globo informando sobre o Plano Real. A conversa foi ouvida por quem tinha um tipo de antena parabólica em casa.

Trajetória de Rubens Ricupero

Rubens Ricupero é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Ele também fez curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco.

Rubens Ricupero coleciona diversos cargos políticos, entre eles foi chefe da Divisão de Difusão Cultural na década de 1970, Chefe da Divisão da América Meridional – II e de Fronteiras, entre o final da década de 1970 e início da de 1980.

Foi também Chefe do Departamento das Américas entre 1981 e 1985. Depois, foi assessor Internacional do Presidente Tancredo Neves, entre 1984 e 1985.

Ocupou a subchefia da Casa Civil do Presidente da República em 1985. Foi assessor especial do Presidente da República entre 1985 e 1987 e embaixador do Brasil em Genebra de 1987 a 1991.

%20%20

Em 1992, foi coordenador do Grupo de Contato sobre Finanças da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Depois, assumiu como embaixador do Brasil em Washington e embaixador do Brasil em Roma, dois dos cargos mais importantes na diplomacia de um país.

Entre 1993 e 1994, Rubens Ricupero foi Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal durante o governo de Itamar Franco. Em 1994, assumiu como Ministro da Fazenda.

No âmbito acadêmico, Ricupero ministrou aulas na Universidade de Brasília, no Instituto Rio Branco, na Academia Diplomática do Peru e na UNITAR.

O jurista é autor de mais de dez obras, entre elas estão: A Nova inserção internacional do Brasil, de 1994, Rio Branco: o Brasil no mundo, lançado em 2000, A abertura dos portos, de 2007 e A diplomacia na construção do Brasil, 1750-2016, de 2017.

A carreira de Rubens Ricupero é marcada pelo Escândalo da Parabólica. Em 1994, ele preparava para conceder uma entrevista ao vivo para o Jornal da Globo. Contudo, antes de saber que estava no ar, conversa com um jornalista da emissora e revelou detalhes do Plano Real.

A conversa estava sendo ouvida por telespectadores que detinham uma antena parabólica na época. No áudio, ele afirma: “Eu não tenho escrúpulos. Eu acho que é isso mesmo: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”.

O caso levou Ricupero a renunciar ao cargo – quem assumiu seu lugar foi Ciro Gomes, então governador do Ceará.

MINICURSO VALUATION

Hoje, Rubens Ricupero é aposentado como diplomata e dirige a Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Além disso, é presidente do Instituto Fernand Braudel, que promove pesquisas, debates e publicações sobre problemas institucionais como educação e segurança, política econômica, política energética, desenvolvimento econômico e relações internacionais.

Ao citar Rubens Ricupero, é impossível não mencionar sua passagem pelo Ministério da Fazenda. Mas você sabe o que é e quais as atribuições desse órgão? Clique para ler nosso artigo sobre o Ministério da Fazenda.

Ler mais
Disclaimer de perfil

Compartilhe sua opinião

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI