Biografia de Scott Cook
Quem é Scott Cook
Scott Cook é cofundador e presidente do comitê executivo da Intuit, empresa voltada para fabricação de softwares que auxiliam na organização e educação financeira de pessoas e empresas de pequeno e médio porte.
Além disto, Scott Cook é membro do conselho da Procter & Gamble e do eBay. O empresário também atua, junto de sua esposa, em causas ligadas em prol da educação.
Scott Cook também está entre as pessoas mais ricas do mundo. Com uma fortuna estimada em US$ 3,5 bilhões, o empresário ocupa a 617ª posição do ranking Forbes 2019.
Formado em economia, o grande destaque de sua trajetória profissional é na criação da Intuit, empresa que é avaliada em US$ 68 bilhões na Nasdaq. É reconhecida por ter criado produtos como: QuickBooks, TurboTax e Mint.
Cook ainda é lembrado por sua carreira como investidor, sendo que investiu na Amazon e no eBay quando as duas empresas estavam no início. Além disto, o empresário teve influência direta na trajetória de Larry Page.
Trajetória de Scott Cook
Scott David Cook nasceu no dia 26 de julho de 1952, na cidade de Glendale, Estados Unidos.
Após terminar o colegial, ingressou no curso de economia e matemática da Universidade da Califórnia. Posteriormente, ele concluiria um MBA pela Universidade Harvard, instituição na qual atua como parte do conselho consultivo do reitor.
Após terminar sua graduação, Cook foi contratado pela Procter & Gamble. Em seu período na multinacional, o empresário ganhou experiência na área de marketing e desenvolvimento de produtos.
Depois de deixar a Procter & Gamble, o executivo ingressou na consultoria Bain & Company. Foi nesse período em que começou a projetar seu próprio negócio.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book e saiba como investir no exterior.
A ideia ganhou forma quando ele se deparou com uma situação do seu cotidiano. Cook viu que sua esposa estava com dificuldades em organizar suas contas e, na época, no anos 1980, os computadores pessoais estavam começando a ganhar espaço. Ele percebeu que essa era uma área a ser explorada.
Scott Cook e a Intuit
Em 1983, o executivo, junto de Tom Proulx, criaram a Intuit. A empresa faz o desenvolvimento de softwares para as áreas de finanças pessoais e finanças corporativas.
A ideia era criar uma ferramenta de serviço que ajudasse a maior parte da população em problemas e questões cotidianas, projeto comum nos dias atuais, mas não na época. Isso fez com que a empresa criada por ele fosse a primeira a obter sucesso no setor.
Outro fator fundamental no crescimento do negócio foi o modelo de gestão aplicada por Cook. Ele atuou como CEO até 1994. Contudo, é presidente da multinacional até os dias atuais. Ele acreditava que uma gestão competente deveria evitar o óbvio e analisar de forma complexa tudo que envolve o mercado.
Para isto, o empresário buscava a discordância em quase todas as suas ações, fator que gerava o debate necessário para criação de um produto mais próximo do ideal.
Outra prática comum em sua gestão era estar o mais próximo possível do início da produção, que era onde as necessidades surgiam. Além disto, Cook buscava a desburocratização na maior parte dos casos.
Não à toa Scott Cook é um dos exemplos citados quando o assunto é gestão de empresas. Para entender sobre o funcionamento de uma governança corporativa, leia o artigo da Suno sobre o tema.