Biografia de Stefan Quandt
Quem é Stefan Quandt
Stefan Quandt é um bilionário alemão que detém 23,7% das ações da BMW, uma das principais montadoras de carros de luxo do mundo. O grupo resgistrou lucro líquido de 7,2 bilhões de euros em 2018.
O ranking de bilionários Forbes 2019 estima que a fortuna de Stefan Quandt é de US$ 17,3 bilhões. O montante o coloca na posição de 60ª pessoa mais rica do mundo, segundo a lista da publicação.
Stefan Quandt atua como vice-presidente da BMW e detém ações em companhias como a Heel (área de saúde), Gemalto (segurança digital) e Logwin (atuante na área de logística).
Ele é filho de Herbert Quandt, o industrial tido como o responsável por salvar a BMW da falência na década de 1960 com a criação de novos modelos. Com o sucesso, a família passou a ser acionista majoritária da empresa.
Trajetória de Stefan Quandt
Stefan Quandt nasceu em 9 de maio de 1966 na cidade de Frankfurt, Alemanha. Ele é filho de Johanna Quandt, a terceira esposa do industrial Herbert Quandt. O empresário é formado em engenharia e economia pela Universidade de Karlsruhe.
Com a morte do pai em 1982, ele herdou pouco mais de 17% das ações da BMW. Além da participação na BMW, a herança contemplava 76,8% do CEAG, 50,3% da Logwin AG, 100% da Heel e da CeDo Household Products.
Ao terminar a faculdade, em 1993, Stefan começou a trabalhar na filial alemã do Boston Consulting Group. Em 1994, ele deixou o banco para morar em Hong Kong e atuar como gerente de marketing da Datacard Group, empresa de soluções de tecnologia para transações.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book e aprenda a investir no exterior.
Em 1997, ingressou, ao lado da irmã, Susanne Klatten – a mulher mais rica da Alemanha de acordo com a Forbes – como membro do conselho de supervisão da BMW.
Na empresa, atua como vice-presidente. Está presente também no quadro de conselheiros da Datacard e Karlsruhe Institute of Technology.
Somente em 2018, Stefan Quandt recebeu US$ 700 milhões em dividendos da BMW, de acordo com a Forbes.
Por meio de sua holding Aqton SE, o executivo gerencia ações em empresas voltadas para produção de energia renovável. Entre as companhias onde tem participação estão Heliatek e Kiwigrid.
Os Quandt e o nazismo
Um episódio que colocou a família Quandt em evidência perante a opinião pública foi o lançamento do documentário O Silêncio dos Quandts, em 2007. O filme mostra a ligação do clã com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
A história, até então pouco conhecida, teve grande alcance e fez com que membros da família financiassem um pesquisa para comprovar qual seria a relação dos Quandt com o governo de Adolf Hitler. Em 2011, o documento foi finalizado com mais de mil páginas, mostrando a aliança com o governo vigente na época.
A BMW não foi incluída no relatório.
Um outro importante nome da indústria automobilística, assim como Stephan Quandt, é Lee Iacocca, que foi CEO da Fiat por 14 anos. Lee, que já foi apontado como um dos melhores CEOs do mundo, também teve significante passagem pela Ford. Veja o artigo da Suno sobre a história de Lee Iacocca.