Tadashi Yanai Tadashi Yanai

Tadashi Yanai

Perfil de Tadashi Yanai

Nome Completo Tadashi Yanai
Nascimento 07/02/1949
Local de Nascimento Ube, Japão
Filhos 2
Idade 75
Nacionalidade Japonês
Formação Economia
Ocupação Presidente da Fast Retailing
Fortuna US$ 22,2 bilhões
Conhecido Como Tadashi Yanai
Estado Civil Casado

Biografia de Tadashi Yanai

Quem é Tadashi Yanai

Tadashi Yanai é fundador e presidente da Fast Retailing, uma das maiores varejistas de roupa da mundo e a maior do segmento na Ásia. O grupo engloba marcas que se destacam na área de vestuário. Tadashi e sua família possuem 44% das ações da multinacional.

Um dos objetivos estruturados por Tadashi Yanai é o de transformar a Fast Retailing na maior varejista do mundo. Esta posição disputada por gigantes do setor, como H&M e Inditex.

Além disto, Tadashi Yanai está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a Forbes 2019, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 22,2 bilhões, montante que o coloca com 41ª no ranking de bilionários e como o homem mais rico do Japão.

Formado em economia, Yanai é conhecido por ter construído um império no setor de varejo de roupas, com marcas como a Uniqlo, J. Brand e Theory. O executivo ainda é lembrado por sua personalidade e por suas propriedades.

Carreira de Tadashi Yanai

 

Tadashi Yanai nasceu no dia 7 de fevereiro de 1949, na cidade de Ube, no Japão.

Durante a juventude, estudou na Ube High School. Após se formar no ensino médio, ingressou no curso de economia e ciência política pela Universidade Waseda, obtendo sua graduação em 1971.

Naquele mesmo ano, o empresário fez seu primeiro negócio ao fazer uma parceria com uma rede de supermercados japonesa, na qual ele vendia roupas voltadas para o público masculino e utensílios de cozinha.

Um ano depois, Tadashi Yanai começou a atuar por meio da loja de roupas criada por seu pai em 1949, chamada de Men’s’ Shop Ogori Shoji. É esta empresa que em 1991 foi renomeada para Fast Retailing.

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Em 1984, ele decidiu abrir seu próprio negócio, inicialmente conhecido como Unique Clothing Warehouse e, posteriormente, como Uniqlo.

Sob sua gestão, o grupo começou a se expandir pelo território japonês, sendo que, ainda nos anos 90, a empresa alcançou o número de 200 lojas apenas no país.

Um dos motivos para o crescimento do negócio foram os valores da empresa aplicados por Yanai. Ele tinha o objetivo de construir uma marca de roupa que fosse usada por todas as classes sociais.

O primeiro produto de destaque da Uniqlo foi uma jaqueta de lã, lançada no final dos anos 90. Cerca de um quarto da população japonesa possuía o acessório comercializado por cerca de US$ 15.

Seguindo esta política de preços, a marca foi internacionalizada. Tornou-se uma das maiores do ramo no globo, além de estar presente em mais de 20 países e registrar um faturamento anual acima de US$ 15 bilhões.

O conglomerado de Tadashi Yanai também ganhou destaque por ser a primeira empresa do meio a utilizar inteligência artificial em suas lojas, tendo como objetivo o de melhor atender a seus clientes.

Tadashi Yanai além da Fast Retailing

 

Embora o nome de Yanai é conhecido principalmente por sua atuação empresarial, o empresário é lembrado por algumas particularidades.

As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.

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Yanai também tem dois campos de golfe no Havaí, região onde ele passa, anualmente, o período do verão.

De qualquer forma, uma característica marcante do empresário é seu objetivo em transformar sua marca na maior do setor.

Não à toa Tadashi Yanai é uma das principais lideranças empresarias da Ásia. Para entender o peso de uma liderança para o sucesso de um negócio, leia o artigo da Suno sobre o tema.

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