Biografia de Tim Cook
Quem é Tim Cook
Tim Cook é CEO da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O empresário está à frente do grupo desde 2011 e, desde então, as ações da companhia tiveram mais de 100% de valorização. Além disso, foi sob sua gestão que o conglomerado se fixou entre as marcas de maior valor do mundo, atingindo a marca de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.
O modelo de gestão de Tim Cook também é algo de destaque. O empresário é discreto, calculista e raramente se posiciona em relação à sua vida pessoal. Uma marca de sua governança é a prática do grupo em ser menos imaginário e mais prático.
Tim Cook tem formação em engenharia de produção industrial. Ele também possui um MBA.
Antes de entrar para Apple, Cook trabalhou em grandes empresas do ramo de tecnologia, incluindo a Compaq. O executivo também construiu parte de sua carreira em altos cargos na IBM.
Em 1998, Tim foi contratado pela Apple e, desde então, se tornou figura importante na reestruturação e evolução do grupo.
Tim Cook e Steve Jobs, se tornaram duas das figuras de maior importância deste processo.
Porém, diferentemente de Jobs, Tim tinha características discretas, além de ser um profissional que preza essencialmente pela parte técnica.
Ainda assim, ele se tornou o braço direito do criador da multinacional.
Em 2011, Tim assumiu a posição de CEO da Apple.
Na ocasião o então presidente Steve Jobs se afastou por período indeterminado da empresa para tratar da saúde. Steve faleceu no final daquele ano.
Desde então, Cook se tornou o homem forte à frente do grupo de tecnologia, sempre mantendo seu estilo e personalidade.
Em 2014, Tim ganhou o noticiário ao se assumir homossexual em uma entrevista. Ele se tornou o primeiro CEO abertamente gay na lista da Fortune 500.
Biografia de Tim Cook
Timothy Donald Cook nasceu no dia 1 de novembro de 1960, na cidade do Mobile, Estados Unidos.
No início da década de 80 ele se formou em engenharia de produção industrial pela Universidade de Auburn.
Seis anos mais tarde, em 1988, ele tirou seu MBA na Fuqua School of Business da Universidade de Duke.
A carreira de Tim é marcada pela IBM. Na multinacional, o empresário ficou por 12 anos.
Durante o período ele ocupou cargos como vice-presidente sênior de operações na internet, e também foi diretor de operações do grupo (COO) por algum tempo.
Na época, Cook era o responsável pela área de computadores que foi vendida posteriormente para chinesa Lenovo. Ele também trabalhou, por menos de um ano, na Compaq.
No final dos anos 90, Cook foi contratado pela Apple. Em duas décadas na companhia, ele se caracterizou por ser o homem de negócios da empresa – sendo que, inicialmente, ocupou o cargo de COO da multinacional.
Também se tornou o braço direito de Jobs à frente da reestruturação do grupo. Principalmente em um dos períodos mais complicados da história na empresa, no qual foi necessário buscar fornecedores externos para descentralizar a produção.
Como fiel escudeiro de Steve, Tim o substituiu na função de presidente por mais de uma vez.
Em agosto de 2011, Cook foi convidado por Jobs para assumir o cargo de CEO da multinacional. O fundador do grupo se licenciou para tratar a doença.
Desde então, Cook é o homem à frente de uma das empresas mais valiosas do planeta.
Gestão de Tim Cook
Diferente de Jobs, Cook tem a personalidade reclusa e é bem mais exato.
Em seus primeiros sete anos como CEO do Apple, ficou conhecido por lançar produtos de sucesso, além de evoluir outros já existentes.
Entre eles estão Apple Watch; Mac Book Air de 12 polegadas; alguns modelos de iPhone e iPad; o avanço de aplicativos da companhia; e da assistente virtual Siri.
Tim Cook também se destaca por ser um dos CEOs com maior remuneração dos Estados Unidos.